No último dia 12, o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), da Acimacar, juntamente com o Colégio Sesi e empresas parceiras, desenvolveu em Marechal Cândido Rondon a edição 2014 do programa “Empresário Sombra”. A iniciativa, que durante este mês está sendo fomentada em todo o Paraná pelo Sesi e pelo Junior Achievement, tem como proposta aproximar estudantes do ensino médio e empreendedores para promover o crescimento e aprendizado dos jovens, que têm a chance de conhecer na prática o dia a dia de uma empresa e do trabalho de um empresário.
Em Marechal Cândido Rondon, dez alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Sesi participaram da ação em empresas diferentes, sendo eles: Juliane Diedrich (Nied Materiais de Construção), Vinícius Winter (Escritório Bolinha), Natieli Mora (Colégio Martin Luther), André Kaiser (Tropical Yamaha), Daniel Herrmann (Independência Ferro e Aço), Dhayane Maron (Construtora Meta), Ana Willimann (Sicredi), Layana (Escritório União), Leonardo Kaiser (4AW) e Elizabeth Kurtz (Evolusoft).
Conforme a pedagoga do Colégio Sesi, Mirna Wissmann, os alunos consideraram a experiência muito produtiva. Eles enfatizaram como pontos positivos a ênfase dada ao empreendedorismo, o qual os alunos perceberam que está presente no dia a dia e que pode ser aplicado nas mais diversas áreas, inclusive no dia a dia na escola em termos de organização, disciplina, dedicação, estratégias e liderança. “Foi um excelente aprendizado”, define a pedagoga.
De acordo com Kelin Gottardo, presidente do Cojem, despertar o espírito de liderança e de empreendedorismo é exatamente o objetivo do programa “Empresário Sobra”. Segundo ela, dentro do programa, primeiro o aluno conhece melhor o mundo dos negócios e tem contato com algumas habilidades consideradas essenciais para atuar no mercado de trabalho. Assim, ele pode compreender de que forma a educação está relacionada com as oportunidades profissionais e a importância de planejar e de traçar metas para a construção de uma carreira profissional bem sucedida.
A etapa seguinte é justamente a visita a campo quando, durante oito horas, o estudante tem a oportunidade de vivenciar, na prática, a rotina de um executivo de negócios. Reuniões, negociações, gerenciamento de pessoas, funcionamento da empresa e seus produtos, acompanhamento de processos, análise e desenvolvimento de relatórios e visita a clientes e fornecedores são algumas das atividades observadas. “Esta etapa do programa proporciona ao aluno a vivência de um dia na vida de um profissional e as responsabilidades envolvidas no desempenho de suas tarefas”, resume Kelin.
Ao final do dia, na Acimacar, foi realizada mais uma etapa, quando alunos e empresários confraternizaram e trocaram suas experiências e impressões a respeito do programa. Em especial, os estudantes fizeram uma auto-avaliação sobre a afinidade ou não com o setor que tiveram a oportunidade de acompanhar durante todo o dia.
O presidente da associação comercial, Josué Maioli, da Tropical Moto Náutica Yamaha, foi um dos empresários que abriu as portas da empresa para o programa “Empresário Sombra”. Na avaliação dele, iniciativas como essa devem ser retomadas sempre e ampliadas. “É uma experiência enriquecedora para os alunos, que estão vivendo um momento importante de suas vidas, que é a decisão sobre o futuro profissional. Para o empresário, mais do que a possibilidade de divulgar sua empresa, é uma oportunidade de contribuir para despertar o empreendedorismo nos jovens que estão começando a construir suas carreiras”, aponta o presidente da Acimacar.