A Acimacar está apoiando a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que este ano vai incluir a carne suína no cardápio da merenda escolar. Isto está se tornando possível graças a uma parceria entre a administração municipal, Associação Paranaense de Suinocultores (APS) e Associação Municipal de Suinocultores (AMS), que conta com o apoio da Acimacar e da Câmara de Vereadores.
Segundo o secretário municipal de Educação, Leocir Lang, a carne suína já fazia parte do cardápio das creches, com grande aceitação por parte das crianças. Nas escolas, na opinião do secretário, o resultado também será positivo, uma vez que a carne suína, além de ser altamente nutritiva, também é bastante saborosa. “Com esta medida, estaremos servindo a carne suína para cerca de 8 mil alunos que, ao lado das carnes de frango e bovina, também poderão degustar de mais uma variedade”, afirmou Leocir Lang.
A inclusão da carne suína na merenda das escolas públicas de Marechal Cândido Rondon faz parte de um amplo projeto, chamado “Merenda Forte”, iniciado há cerca de três anos pela Associação Paranaense de Suinocultores. Segundo Romeu Royer, vice-presidente administrativo da entidade, até agora 26 municípios já aderiram ao projeto e a meta é que mais 80 cidades sejam incluídas no programa em 2007.
Romeu Royer destaca que onde foi implantado, o “Merenda Forte” teve grande aceitação por parte dos estudantes. Ele citou o exemplo de Dois Vizinhos, onde a carne suína faz parte da merenda escolar há cerca de dois anos. Lá, a média anual de consumo é de 740 g por aluno, o que otimiza a cadeia produtiva da suinocultura.
“O principal objetivo do programa é incentivar o consumo da carne suína. Criando o hábito de consumi-la na escola, a criança também pode incentivar o consumo da carne suína junto às suas famílias”, frisa o vice-presidente da APS, que destaca ainda que “especialistas em nutrição comprovaram que a carne suína oferece a melhor complementação de cálcio e proteína. Além disso, hoje temos uma carne com menos gordura, originada de suínos light. Assim, a carne suína pode entrar com toda a segurança na merenda escolar”.
Para oferecer um cardápio saboroso e com diversos pratos à base de carne suína, no próximo dia 09 as merendeiras de Marechal Cândido Rondon estarão participando de treinamento. Na mesma data, no Café Colonial, será realizado o lançamento oficial do projeto “Merenda Forte”, em solenidade que contará com a participação de autoridades, representantes dos suinocultores, diretores e professores das escolas.
Para o presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, a inclusão da carne suína na merenda escolar garante um incremento na economia local, uma vez que a produção de suínos é uma das atividades mais fortes do município há muitos anos. “
LEGENDA: Autoridades e representantes dos suinocultores durante reunião que definiu detalhes do lançamento do programa “Merenda Forte”.
CRÉDITO: Cristiano Viteck