Para marcar o encerramento das atividades de 2014, os núcleos setoriais da Acimacar promoveram na noite de segunda-feira (01), na Haus Bier, um evento que reuniu aproximadamente 200 pessoas entre nucleados e familiares, diretores da associação comercial, autoridades municipais e representantes do Sicoob, Faciap, Sebrae, Senac e Sesi/Senai.
Na ocasião, houve a apresentação das principais ações desenvolvidas ao longo deste ano pelos núcleos setoriais de Artesanato, Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Profissionais de Contabilidade, Conselho da Mulher Empresária, Gastronomia, Informática, Mecânicas e Autoelétricas, Moveleiros, Porto Mendes e da Rua Santa Catarina. Na sequência foi servido jantar de confraternização entre os nucleados e convidados. O trabalho com os núcleos setoriais foi iniciado na Acimacar no ano de 2000, com os grupos de Mecânicas e Autoelétricas e de Informática.
No Brasil, os núcleos setoriais surgiram 1991 em um projeto de cooperação entre a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera na Alemanha, e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina. O modelo alemão foi adaptado à realidade brasileira, permitindo, assim, um trabalho mais participativo e orientado pela demanda dentro das entidades empresariais. A partir de resultados gerados, foi implementado o Projeto Empreender, através da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), levando a ideia dos núcleos setoriais para todos os Estados.
Iniciativa vitoriosa
Conforme destaca o presidente da Acimacar, Josué Maioli, os núcleos setoriais são uma iniciativa vitoriosa que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas de um mesmo ramo de atuação. Estas se reúnem periodicamente para realizar ações coletivas e, através da troca de experiências, buscar soluções em comum.
Através desta iniciativa, as empresas e profissionais ligados aos núcleos setoriais têm acesso à capacitação e consultoria a custos menores; possibilidade de realizar compras e vendas em conjunto; participação em feiras, exposições e missões empresariais; acesso à ampliação de mercado; realização de marketing de rede; ganhos de qualidade, produtividade e competitividade; aprimoramento tecnológico; e ao exercício da cidadania mediante participação em projetos sociais.
Durante seus pronunciamentos, o consultor da Faciap para o Projeto Empreender, Valentim Naue; o diretor presidente do Sicoob Marechal, Eliseu Rheinheimer; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich; e o vice-presidente dos Núcleos Setoriais da Acimacar, Gerson Jair Froehner, destacaram a importância deste projeto para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas rondonenses. Da mesma forma, parabenizaram todos os núcleos e seus integrantes pela dedicação com que vêm desenvolvendo suas ações.
Por sua vez, o presidente da Acimacar, Josué Maioli também agradeceu ao Sicoob e à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo pelo apoio financeiro dado aos núcleos setoriais para o pagamento de treinamentos e patrocínio em eventos. Da mesma forma, agradeceu a todos os parceiros do projeto, sendo eles: Polícia Militar, Batalhão de Fronteira, Corpo de Bombeiros, Caciopar/Faciap, Prefeitura, Saae, Sesc, Sesi/Senai, Senac e Sebrae.
Encerradas as atividades relativas a 2014, os núcleos setoriais retomam suas ações a partir de fevereiro do próximo ano.