A Acimacar realizou na manhã desta segunda feira (15) reunião com os seus associados para a prestação de contas relativa ao segundo quadrimestre (agosto a novembro) da gestão 2014/2015, e apresentação do relatório sobre a posição financeira da entidade. Entre os itens apresentados pelo presidente Josué Maioli, recebeu atenção especial a compra da área para construção da nova sede da Acimacar.
O terreno, com 24,2 mil metros quadrados, está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, próximo ao Lago Municipal. A compra da área, no valor de R$ 1,4 milhão, foi aprova em assembleia geral extraordinária no dia 07 de outubro, quando todos os 95 associados presentes foram favoráveis à proposta. Conforme Maioli, o novo prédio deverá atender todas as necessidades físicas da associação para os próximos 50 anos. Além disso, está previsto um amplo estacionamento para os associados, motivo pelo qual aquele local foi escolhido.
Porém, o presidente da Acimacar adianta que a nova sede não ocupará toda a área adquirida. Ele explica que a intenção da diretoria e da comissão especial criada para tratar sobre o assunto é recuperar o investimento feito para a compra do terreno. Para isso está sendo estudada a venda ou loteamento do restante da área.
Durante a reunião, Maioli entregou oficialmente ao diretor de Patrimônio da Acimacar, Hilário Kayser (foto), a escritura pública do terreno adquirido pela entidade. Com relação ao início da construção, Maioli esclarece que está sendo iniciada agora a fase de estudos técnicos para a elaboração do projeto. Ele ainda adiantou que está sendo avaliado um novo empreendimento para aquele local, que poderá transformar-se em um “centro empresarial”.
ISO 9001:2008
Outro assunto tratado no encontro desta segunda-feira foi a renovação do Certificado de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 da Acimacar. Conquistada em fevereiro, a certificação precisa ser renovada anualmente. Na semana passada a entidade passou por nova auditoria e foi aprovada. Entre os itens observados estiveram o controle de documentos e registros, treinamento de pessoal, definição da política de compras, recrutamento e seleção, controle patrimonial e manual da política da qualidade.
“Agradecemos e parabenizamos a todos os colaboradores que se dedicaram para que a Acimacar novamente conquistasse a certificação, a qual exige o cumprimento de várias metas por parte da equipe durante todo o ano em praticamente todas as atividades da associação”, enfatizou Maioli.
De outra parte, ele anunciou que a Acimacar está em processo para obtenção da certificação ambiental ISO 14001, que é voltada para a gestão ambiental e que também demanda uma série de mudanças no dia a dia da entidade em favor da sustentabilidade.
UTFPR
O presidente da Acimacar ainda relatou aos associados o trabalho realizado pela Acimacar, juntamente com a Prefeitura, Câmara e lideranças municipais, visando à implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Marechal Cândido Rondon.
Nesta terça-feira (16), às 10h00, Josué Maioli, juntamente com o tesoureiro e a gerente da Acimacar, Luciano Cremonese e Ida Lorena Roehrs, respectivamente, estarão na sede da UTFPR em Curitiba. Eles integram a comissão nomeada pelo prefeito Moacir Froehlich e que irá se encontrar com o reitor da instituição, Carlos Cantarelli, para tratar desta reivindicação da comunidade rondonense. Estarão presentes também nesta missão o presidente da comissão nomeado pelo prefeito, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, o diretor da pasta, Cláudo Kohler, além do vereador João Marcos Gomes e Alvori Ahlert, representando a comunidade.
Maioli antecipa que na reunião será entregue o projeto completo para a criação da UTFPR no município, além de moções de apoio à causa por parte das prefeituras, câmara de vereadores e associações comerciais de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes e Nova Santa Rosa. “Esta é uma reunião importante para que futuramente possamos contar com um campus da UTFPR em nosso município”, afirmou. O investimento inicial previsto para Marechal Cândido Rondon, caso a UTFPR seja aprovada, é de R$ 30 milhões.
2015
No encerramento do encontro, Josué Maioli agradeceu o apoio recebido de toda a diretoria, associados, colaboradores e entidades parceiras da Acimacar, que tornaram possível a realização de diversas ações ao longo deste ano. De outra parte, o presidente da associação comercial afirmou que o pensamento da atual gestão já está voltado para 2015, o qual deverá ser marcado por muitas conquistas para a entidade e seus associados.