No final da manhã desta quinta-feira (15), o deputado federal Zeca Dirceu participou de reunião na Acimacar para debater a criação do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Marechal Cândido Rondon. Participaram do encontro autoridades municipais e diretores da associação comercial, como o prefeito Moacir Froehlich; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich; e o presidente da Acimacar, Josué Maioli.
No encontro, as lideranças rondonenses entregaram um ofício ao parlamentar, solicitando o seu apoio junto ao governo federal em Brasília. Em resposta, Zeca Dirceu confirmou o seu empenho em lutar pela criação do campus rondonense da UTFPR. “Firmo o compromisso para esta caminhada que tem tudo para ser vitoriosa”, garantiu o deputado.
Por outro lado, ele defendeu que, para que o objetivo seja alcançado, os demais deputados federais e estaduais da região, assim como os senadores que representam o Paraná, também precisam reivindicar este investimento para Marechal Cândido Rondon. Na opinião de Zeca Dirceu, uma vez que a comissão especial criada pelo município já esteve reunida com o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, o próximo passo será expor esta intenção ao novo ministro da Educação, Cid Gomes.
“Precisamos reunir forças”, declarou Zeca Dirceu, que concluiu reafirmando que “Marechal Cândido Rondon e região merecem um campus da UTFPR. Podem contar com meu apoio”.
UTFPR
Desde 2013, a Prefeitura e a Acimacar trabalham juntas para viabilizar a instalação de um campus da universidade no município. O projeto tem o apoio das prefeituras, câmara de vereadores e associações comerciais de municípios da microrregião, como Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes e Pato Bragado, além de entidades empresariais, clubes de serviço e empresas rondonenses de destaque.
Os cursos sugeridos para início do campus são Tecnologia em Análise de Sistemas, Tecnologia em Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Automação Industrial e Tecnologia em Energias Renováveis, os quais qualificarão a mão de obra para atender as demandas produtivas de Marechal Cândido Rondon e da microrregião.
Na reunião desta manhã, o prefeito Moacir Froehlich reafirmou o compromisso da Prefeitura de disponibilizar um espaço locado para que a instituição possa iniciar suas atividades, bem como adquirir a área necessária para a construção da estrutura definitiva da UTFPR. Da mesma maneira, o presidente da Acimacar, Josué Maioli, assegurou que a entidade continuará lutando e buscando a articulação das lideranças políticas regionais para que Marechal Cândido Rondon seja contemplado com um campus da universidade.