Em reunião realizada na manhã de hoje (12) na Acimacar, o comandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, capitão Tiago Zajac dos Santos, que esteve acompanhado do responsável pelo aspirante Lucas Schlogl (foto), anunciou que a serão iniciadas as vistorias visando a adequação de empresas do comércio e da indústria ao Código de Prevenção de Incêndios. Conforme o capitão Zajac, a medida parte de uma exigência do Ministério Público. Porém, o processo deverá ser realizado de modo tranquilo, garantindo todos os prazos para que as empresas possam se adequar e assim receber o Certificado de Vistoria, cuja apresentação passará a ser obrigatória para a emissão de alvará de licença junto à Prefeitura.
Da reunião de hoje, que foi convocada pelo Corpo de Bombeiros, participaram representantes da Acimacar, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acomar, representantes dos profissionais de Contabilidade, Sindicomar, Associação de Engenheiros, OAB, Fiep e do Batalhão de Fronteira.
De acordo com o capitão Zajac, o encontro foi importante para estreitar o relacionamento do Corpo de Bombeiros com a comunidade rondonense e as entidades que a representam. “Estamos conscientizando sobre como a vistoria é importante para garantir a prevenção a incêndio e a segurança nas empresas”, declara o comandante.
O agendamento das vistorias já pode ser feito pelas empresas, somente através do site www.bombeiroscascavel.com.br, junto ao item “Vistorias”. Conforme o comandante, os itens a serem observados na vistoria variam e podem ir desde a verificação da existência de extintor de incêndio até a necessidade de sistema de chuveiros automáticos para combate ao fogo. Tudo dependerá do tamanho da empresa, do número de funcionários, da atividade exercida, entre outros fatores. A expectativa do Corpo de Bombeiros é que todas as empresas rondonenses passem pela vistoria até o final deste ano.
Segundo o presidente da Acimacar, Josué Maioli, a intenção é que as diversas entidades que estiveram presentes à reunião desenvolvam conjuntamente uma campanha informativa e de conscientização sobre a necessidade de todas as empresas adequarem-se ao Código de Prevenção de Incêndios.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Corpo de Bombeiros, pelo fone 3254-9843.