28.02.15 - Acimacar conquista ISO 14001 que reconhece eficácia do sistema de gestão ambiental
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

A Acimacar garantiu uma nova conquista que firma a entidade entre as associações comerciais mais modernas do país e que demonstra o seu comprometimento com práticas sustentáveis. Após vários meses de estudos, planejamento e adequações em sua estrutura organizacional, na última quinta-feira (26) a Acimacar recebeu a recomendação da ISO 14001:2004, conferida pela DNV-GL, a qual reconhece a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental implantado na entidade. A Acimacar é a segunda associação comercial do Paraná a conquistar esta certificação.

Conforme explica o presidente da Acimacar, Josué Maioli, este reconhecimento é um passo importante para posicionar a entidade como um modelo de gestão ambientalmente correta. De acordo com ele, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente fazem parte do dia a dia da associação, que inclusive conta em sua estrutura com uma vice-presidência de Responsabilidade Social e Ambiental, a qual tem como diretor o empresário Legário Gilberto von Mühlen (Beto).

Maioli ressalta que embora o processo oficial para obter a ISO 14001:2004 tenha iniciado em 2014, uma série de ações promovidas pela Acimacar ao longo dos últimos anos foram fundamentais para se chegar a esse resultado. Ele cita como exemplo as duas campanhas de plantio de uma árvore por habitante do município, realizadas em 2008 e 2013; a campanha de recolhimento do Lixo Eletrônico do Núcleo Setorial de Informática; a participação na campanha de conscientização sobre o uso racional de sacolas plásticas e incentivo ao uso de sacolas retornáveis, desenvolvida em 2013; parcerias em projetos de recuperação de nascentes; entre outros.

Uma vez iniciado o processo para a conquista da certificação ao longo de 2014, o primeiro passo da Acimacar foi identificar os impactos ambientais resultantes de suas atividades nas salas de treinamentos/auditório, no setor administrativo e zeladoria. Foram então estabelecidos objetivos e monitoradas as metas e ações ambientais para sanar ou reduzir cada um desses impactos. Na sequência, foi necessário adequar-se à atual legislação ambiental nas esferas nacional, estadual e municipal. Com isso, foi possível conscientizar a equipe sobre os impactos ambientais e até mesmo treiná-la para a evacuação do local de trabalho e uso de extintores em casos de emergência. O passo final foi aplicar as metas e objetivos ambientais no dia a dia da associação no que diz respeito ao consumo de energia elétrica, água e papel impresso. Ainda foi criado um plano de ações ambientais que tratam da separação e pesagem correta de lixo (orgânico, papel, plástico), descarte de pilhas, baterias, componentes eletrônicos e lâmpadas fluorescentes.

“Foi um longo processo e por isso agradecemos a todos os nossos colaboradores que entenderam a importância da Acimacar obter a ISO 14001 e se dedicaram para que isso acontecesse”, declara Josué Maioli. Segundo ele, a entrega oficial da certificação deve acontecer em no máximo 60 dias. De acordo com o presidente, a Acimacar pretende ser um exemplo de gestão sustentável para outras entidades e empresas e desde já a associação se coloca à disposição para auxiliar os associados e parceiros com interesse em conquistar a certificação de eficácia de seus sistemas de gestão ambiental.

ISO 9001

Desde fevereiro de 2014 a Acimacar também detém a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008, o qual atesta a excelência no controle de documentos e registros, treinamento de pessoal, definição da política de compras, recrutamento e seleção, controle patrimonial e manual da política da qualidade praticados pela entidade.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento