O Sebrae e a Acimacar concluem neste sábado (18) a formação de mais uma turma do Empretec em Marechal Cândido Rondon. O curso, com 60 horas de duração, teve início na segunda-feira (13) com a participação de 26 empreendedores dos mais diversos ramos de atividade. O Empretec é um dos mais reconhecidos cursos voltados ao empreendedorismo e está presente em 34 países. Ele utiliza uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.
Segundo Carlos Guedes, instrutor há 15 anos do Empretec, durante todo o seminário os participantes envolvem-se em atividades intensas individuais e em grupo, tanto dentro como fora do espaço do curso. “O diferencial do Empretec é que ele é um treinamento comportamental. O participante é colocado frente a frente com situações complexas do dia a dia da empresa, com o objetivo de transformar o seu caráter empreendedor”, explica.
Na opinião do instrutor, a atual turma do Empretec em Marechal Cândido Rondon demonstra uma vontade muito grande de aprender e de mudar para melhor. “Todos estão participando ativamente”, elogia Carlos Guedes.
Durante o seminário, os alunos são desafiados em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.
Avaliação
Douglas Steinmacher, pesquisador do setor de agronegócios, participa do seminário e está positivamente surpreso. Ele explica que já tinha alguma noção do que era o Empretec, porém o curso está superando todas as expectativas. “Os facilitadores são excelentes, com grande experiência. Realmente cai a ficha do participante, que descobre suas próprias limitações e potencialidades e aprende na prática como agir em determinadas situações”, expõe.
O diretor do Colégio Martin Luther, Ildemar Kanitz, também integra a atual turma do Empretec em Marechal Cândido Rondon. Ele avalia que o seminário está sendo um momento muito importante para cada um poder olhar para si mesmo e avaliar como está reagindo diante de situações do dia a dia que exigem um comportamento empreendedor. “Às vezes conseguimos dar a resposta correta e às vezes não. O Empretec reforça o comportamento desejado que temos, mas também revela aquilo que não é desejado e que pode ser corrigido e melhorado. Tudo isso de uma maneira muito prática e interessante”, afirma Ildemar.
Reflexos
Deborah Steiner França, consultora da Regional Oeste do Sebrae – Toledo, apresenta números que comprovam os benefícios para as empresas e empreendedores que participam do Empretec. Conforme o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ), 75% das empresas apresentaram aumento do faturamento (em média de 63%) no primeiro ano após a participação no seminário. Outro número importante é que somente 7% dos empresários/empresas participantes do Empretec fecharam suas portas no primeiro ano de atividade, sendo que a média nacional, de acordo com o IBGE, é de 46%. Verifica-se ainda que 61% das empresas passaram a empregar 71% a mais; que a massa salarial cresceu em 36% e que o custo do emprego gerado caiu em 35%.
“Realmente o empreendedor mostra-se mais eficiente após o Empretec, pois faz mais com menos recursos. O reflexo disso é que o participante gera mais riqueza e paga mais impostos, contribuindo para o crescimento do país; emprega mais e paga melhor, contribuindo para sua comunidade; e também quebra menos empresas, contribuindo para a estabilidade da economia”, enfatiza a consultor regional do Sebrae.
Ainda de acordo com ela, o Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando as chances de sucesso empresarial.
De outra parte, Deborah Steiner França ressalta a contribuição fundamental da Acimacar que, sempre interessada em fomentar o desenvolvimento do setor empresarial, fez questão de trazer novamente o Empretec ao município e motivou os empreendedores rondonenses a participarem desta nova turma.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 200 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.