Em reunião ocorrida na manhã de quinta-feira (23) na Acimacar foi definida a criação do 12º núcleo setorial da associação comercial de Marechal Cândido Rondon. Trata-se do Núcleo Setorial de Imobiliárias. Além de empresários do ramo, também participaram da reunião o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, e o vice-presidente de Núcleos Setoriais, Rafael Alexandre Schroder.
Conforme Coppetti, foi motivo de surpresa e satisfação o bom número de empresários do setor imobiliário que compareceu à reunião, sendo que a maioria se mostrou favorável à criação do núcleo. “O encontro foi encerrado com a formação do novo grupo praticamente definida. Nos próximos dias eles deverão realizar um novo encontro para definir o planejamento das ações. Muitos empresários manifestaram que esta era uma carência do setor em Marechal Cândido Rondon”, informa o presidente da Acimacar, que destaca a importância dos núcleos setoriais como meio de unir a classe empresarial que tem interesses em comum para juntos buscarem o fortalecimento.
O corretor de imóveis Adelar Ohse participou da reunião, a qual ele também avalia de forma positiva. “A criação deste núcleo já veio tarde para a nossa cidade. Sabemos de municípios da região onde eles já existem e têm conseguido bons resultados. As empresas que participam do núcleo não são concorrentes, mas sim parceiras, onde uma busca ajudar a outra para o crescimento do setor. Sou totalmente favorável à criação do Núcleo Setorial das Imobiliárias”, declara.
O que é?
O trabalho com os núcleos setoriais foi iniciado na Acimacar no ano de 2000, com os grupos de Mecânicas e Autoelétricas e de Informática. Hoje, além destes, a associação comercial conta com os núcleos de Artesanato, Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Profissionais de Contabilidade, Conselho da Mulher Empresária, Gastronomia, Manutenção Industrial, Moveleiros, Porto Mendes e Multissetorial da Rua Santa Catarina, além do Núcleo de Imobiliárias que será formalizado em breve.
Eles fazem parte do Programa Empreender, do Sebrae. São grupos de empresários de um mesmo segmento ou região (no caso dos núcleos multissetoriais) que se reúnem periodicamente nas associações comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas.
O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada Metaplan, a qual agrega a já conhecida tempestade de ideias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.
O que reflete com fidelidade o espírito do programa é a forma de associativismo que ele propõe. Ninguém é obrigado a participar de um núcleo setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador.