Foi lançado nesta sexta-feira (09), com um almoço que reuniu autoridades municipais, representantes da suinocultura e diretores e professores das escolas municipais, o programa “Merenda Forte”, o qual prevê a inclusão da carne suína na merenda servida aos alunos da rede pública municipal e estadual de Marechal Cândido Rondon.
Entre os presentes estiveram o secretário de Educação, Leocir Lang; a secretária de Ação Social e representante do prefeito Edson Wasem, primeira-dama Eliete Wasem; o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Irineu Wesller; o presidente da Associação Municipal de Suinocultores (AMS), Alaor Bressan; e o presidente da Acimacar, Oldemar Rohlloff.
O programa “Merenda Forte” está sendo implantado em Marechal Cândido Rondon através de uma parceria entre a administração municipal e as associações paranaense e municipal de suinoculturores, APS e MAS, com o apoio da Acimacar.
Segundo o secretário municipal de Educação, Leocir Lang, a carne suína já fazia parte do cardápio das creches, com grande aceitação por parte das crianças. Agora, por determinação do prefeito Edson Wasem (que assim também contempla a uma reivindicação dos suinocultores), “estaremos servindo a carne suína para cerca de 8 mil alunos que, ao lado das carnes de frango e bovina, também poderão degustar de mais uma variedade, que é muito nutritiva e saborosa”, afirmou Leocir Lang.
Programa
A inclusão da carne suína na merenda das escolas públicas de Marechal Cândido Rondon faz parte de um amplo projeto, chamado “Merenda Forte”, iniciado há cerca de três anos pela Associação Paranaense de Suinocultores. Segundo o presidente da entidade, Irineu Wesller, o programa tem como objetivo incentivar o consumo da carne suína, criando o hábito nas crianças, que nas escolas estarão recebendo uma carne altamente saborosa e nutritiva.
Conforme Wesller, desde 2002 a suinocultura vem enfrentando um período de crises. Para tanto, os produtores tem buscado alternativas para aumentar o consumo. Entre diversas iniciativas, uma das principais é o programa “Merenda Forte” que já está presente em 26 municípios paranaenses, sendo que a meta é ampliar esse número para aproximadamente 100 cidades até o final do ano.
Além da merenda, o programa também prevê a distribuição de material didático para professores e alunos, no qual são explicados os benefícios do consumo da carne suína.
A inclusão da carne suína na merenda também tem o apoio da Acimacar, cujo presidente, Oldemar Rohloff, entende que é uma forma de incrementar e agregar valor à economia local, pelo fato de MCR ser um grande produtor de suínos.
LEGENDA: Irineu Wesller, presidente da APS, repassou livros de receitas de carne suína para os secretários Eliete Wasem e Leocir Lang e para o presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff.
CRÉDITO DA FOTO: Cristiano Viteck