Acimacar cobra de operadoras melhorias no serviço de telefonia celular em Rondon
A má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular em Marechal Cândido Rondon, verificada há vários anos, tem sido alvo de constantes reclamações da comunidade local, incluindo a classe empresarial. Diante dessa situação, no final de abril a Acimacar encaminhou ofícios às empresas Tim, Oi, Vivo e Claro, cobrando investimentos visando garantir a melhora significativa nos serviços prestados aos rondonenses.
Ofícios no mesmo sentido foram encaminhados ao Ministério Público, governo municipal e Anatel, para que também tomem providências visando cobrar das operadoras a modernização dos equipamentos instalados em Marechal Cândido Rondon.
Conforme o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, entre as principais reclamações estão o sinal deficitário, interrupção de chamadas, ligações não completadas, áreas do município ainda não cobertas pelo sinal e também a inexistência dos serviços como o 3G, enquanto que cidades menores há tempos já contam com este benefício. “Esses problemas acabam gerando transtornos para todos os rondonenses. Para a classe empresarial, a deficiência também gera prejuízos, pois atrasa a realização de negócios e a tomada de decisões quando a utilização da telefonia celular é necessária, porém não funciona de maneira adequada”, critica Coppetti.
Duas operadoras se manifestaram a respeito dos ofícios enviados pela associação comercial. A Vivo informou que fará testes para verificar a causa e solucionar o problema. A Oi informou que no próximo dia 15, às 8h00 da manhã, a gerente institucional da empresa, Kátia Garbin, participará de reunião com a diretoria e empresários da Acimacar para ouvir as reivindicações. O deputado estadual Ademir Bier estará presente neste encontro, pois intermediou a vinda da representante da Oi.
Na campanha eleitoral de 2014, tanto Ademir Bier quanto o deputado estadual Elio Rusch receberam uma pauta de reivindicações da Acimacar, sendo que entre os itens constava a cobrança pela melhoria do serviço de telefonia celular no município.
Abaixo-assinado
Em 2012, a Acimacar realizou uma ampla mobilização em Marechal Cândido Rondon para que as operadoras melhorassem a qualidade dos serviços. Além de incentivar os usuários a denunciarem a situação junto à Anatel e às próprias empresas Tim, Oi, Claro e Vivo, também foi feito um abaixo-assinado com 1.018 assinaturas da população, exigindo melhorias. O abaixo-assinado foi encaminhado ao Ministério Público para que este também tomasse as medidas legais para que as reivindicações fossem atendidas.