A Acimacar, JCI, Falurb e Iguassu-IT trazem para Marechal Cândido Rondon o palestrante James McSill, considerado um dos mais famosos e bem-sucedidos consultores de história do mundo. Ele é convidado para palestrar sobre o tema “Qual é a história de vida que você quer viver?”, em evento a ser realizado no Auditório Ecos da Liberdade, nesta segunda-feira (18), a partir das 19h00. O público-alvo são empreendedores, empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, colaboradores e demais interessados.
O ingresso para a palestra é um livro infantil ou infanto-juvenil, que pode ser trocado antecipadamente na Acimacar. Além desse ponto de troca, especialmente neste sábado (16), das 9h00 às 12h00, as livrarias Globo, Nota 10 e Chambó farão a venda de livros infantil e infanto-juvenill e a troca pelos ingressos das palestras. Todos os livros arrecadados serão doados para a Biblioteca Pública Municipal de Marechal Cândido Rondon.
James McSill nasceu em Pelotas (RS) e ainda criança mudou-se com a família para a Escócia. Ele retornou ao Brasil para estudar Línguas na Universidade Federal de Pelotas e, após a formatura, fez pós-graduação no Reino Unido e ganhou o mundo. Foi educador, conferencista na área de ensino de idiomas e hoje trabalha com agente e editores mundialmente reconhecidos.
Atualmente, vive na Inglaterra. É fundador e diretor executivo da McSill Ltd., Assessoramento Literário, Londres; Yorkshire Studio, Mentoring, Coaching e Treinamentos à distância para autores e da McSill Agency. Seu trabalho abrange Europa, América Latina e América do Norte.
Entrevista com James McSill
Para aqueles que nunca tiveram conhecimento, como explicar o que é "storytelling"?
James McSill – “Storytelling” em inglês significa a capacidade de contar histórias relevantes para se atingir um propósito definido. Em inglês a expressão "tell a story" significa "contar uma história" e o “storyteller” é quem conta histórias. Embora “storytelling” tenha essa e muitas outras definições dependendo que quem o usa e para que usa, a definição com que trabalho é que “storytelling” é a utilização dos princípios inerentes a todas as estórias para persuadir, negociar, vender. Em síntese, encantar para levar o nosso interlocutor à ação ou para a transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos.
Como o "storytelling" pode contribuir com as pessoas, seja na vida pessoal, seja na profissional?
James McSill - O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias. As histórias nos definem. Somos as estórias as quais nos expomos e as histórias que reproduzimos. Atualmente, o “storytelling” está presente em todas as áreas de expressão, como o cinema, televisão, literatura, teatro, videogames, palestras, aulas etc. O “storytelling” é uma aptidão, uma ferramenta. Pode ser usado como estratégia de marketing, para motivar os empregados de uma empresa, no lançamento de um produto, na campanha de publicidade, na gestão de mudanças e muito mais.
Quais são os conselhos principais para que cada pessoa possa construir uma história de vida interessante?
James McSill - Carregue consigo e com orgulho todas as suas histórias pessoais, todas as suas experiências boas e más, os seus sucessos e os seus fracassos. E partilhe! Há uma riqueza dentro de todos nós: as nossas histórias - únicas e universais! As histórias têm um potencial transformador, não só encantam, mas educam, instruem. Uma das maiores tragédias da vida é ver o potencial de alguém, o manancial de histórias, morrer sem ser tocado ou partilhado. A vida de todos nós é uma série de aventuras, temos todos uma história para contar, sem exceção. Entretanto, a maioria de nós nunca pensou a fundo sobre contar histórias, sobre organizar a nossa experiência e pensar realmente sobre o que nós aprendemos sobre nós mesmos, sobre nossa família, sobre a vida. Achamos que, a menos que haja grandes eventos com personagens como Indiana Jones, ninguém é interessante. Bobagem! As grandes histórias são sobre pessoas comuns fazendo coisas normais, apenas relatadas de modo interessante. A nossa história, por banal que possa parecer para nós, ajudará os outros a pensarem sobre suas próprias vidas, as suas próprias histórias, e serem mais capazes de mudar a vida.