A Acimacar sediou no último sábado (30) a primeira reunião visando à transformação de Marechal Cândido Rondon em um polo de “startup”. O evento foi conduzido por Adriano Spanhol, consultor do Sebrae-PR, e teve como convidados o presidente da associação comercial, Paulo Rodrigo Coppetti, e integrantes dos núcleos setoriais da Acimacar, além de representantes da Prefeitura, Sicredi, JCI, Unioeste e Isepe-Rondon. O objetivo principal foi esclarecer os participantes sobre o que é uma “startup” e de que forma o município pode vir a se tornar uma destaque nesse novo segmento de mercado.
Conforme foi definido no encontro, “startups” são empresas jovens ou em fase de desenvolvimento. Mas, mais do que isso, elas são modelos de negócios inovadores que nascem para resolver problemas e para atender necessidades. As “startups” têm características próprias que não se confundem com modelos de negócios tradicionais. Essas empresas atuam com negócios escaláveis, geralmente sustentados por plataformas digitais. Ou seja, devem ser pensadas para atender, com o mesmo esforço, dez ou 10 mil clientes, independente da sua localização. O foco é o mercado e a inovação.
Segundo enfatizou o consultor do Sebrae-PR, o objetivo é que as entidades e empresas ligadas ao setor empreendedor e de desenvolvimento do município possam unir forças para criar um cenário favorável em Marechal Cândido Rondon para o fomento de “startups”. “O objetivo final é gerar novas ideias e negócios”, enfatiza Adriano Spanhol.
Na avaliação de Sidenei Paulo Steinbach, representante do Núcleo Setorial de Tecnologia da Acimacar, o encontro foi produtivo para esclarecer mais sobre a proposta que está sendo pensada para o município. Porém, ele entende que ainda é preciso aprofundar mais o conhecimento sobre o tema. Para tanto, um novo encontro já foi agendado para o dia 22 de junho, oportunidade em que o Sicoob Marechal e a Falurb deverão se somar também ao projeto.