Com um público formado por mais de 150 autoridades políticas, presidentes de entidades de classe, associações, sindicatos, cooperativas, clubes de serviço, empresários, professores, estudantes e imprensa, foi realizado na noite de segunda-feira (29), na Acimacar, o 1º Simpósio de Sustentabilidade e Meio Ambiente – O Futuro é Agora. O evento – promovido pela associação comercial, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Saae e Unioeste – teve como objetivo promover a conscientização da comunidade rondonense e divulgar as ações do Poder Público, empresas, universidade e entidades em favor do desenvolvimento sustentável.
Além do presidente e do vice-presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti e Legário Gilberto Von Mühlen (Beto), respectivamente, estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich; o vice-presidente da Câmara, Josoé Pedralli; o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional e coordenador do Programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich; o diretor do campus rondonense da Unioeste, Paulo Kolling; o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Gerson da Silva; o diretor do Saae, Luiz Carlos Lirio Isolde; e os secretários municipais de Educação, Marta Bendo, e de Agricultura e do Meio Ambiente, Ronaldo Pohl; entre outras autoridades e lideranças.
Bem comum
Conforme destacou o presidente da Acimacar, todas as entidades e empresas que participaram do evento têm como marca a defesa e o desenvolvimento de ações voltadas à comunidade, com reflexos no presente e no futuro. “O Simpósio teve como objetivo maior sensibilizar as pessoas de que o meio ambiente é um bem comum e que exige a responsabilidade de todos. Este propósito foi alcançado”, avaliou Paulo Rodrigo Coppeti.
Para Legário Gilberto Von Mühlen (Beto), o evento ficou acima das expectativas. Segundo ele, todos os projetos apresentados estão fazendo a diferença no município pelos investimentos fortes na sustentabilidade. O vice-presidente da Acimacar também enfatizou a palestra proferida pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, que apresentou um panorama sobre como se encontra o planeta em termos de sustentabilidade e de uso e preservação dos recursos hídricos. Ele também elogiou o compromisso de novos projetos voltados ao setor ambiental, que devem ser colocados em prática em Marechal Cândido Rondon.
“Todos ficaram muito satisfeitos com o Simpósio. A intenção é que ele passe a ser realizado anualmente, sempre em junho, com o envolvimento de diversas entidades”, anuncia Beto.
Programação
As apresentações do 1º Simpósio de Sustentabilidade e Meio Ambiente – O Futuro é Agora foram abertas pelo pioneiro de Marechal Cândido Rondon, Orlando Sturm, que apresentou um painel de precipitações pluviométricas no município. Ele recebeu homenagem por este trabalho que realiza, voluntariamente, há 51 anos.
Na sequência, foram apresentados projetos voltados à sustentabilidade e desenvolvidos pelo Saae, Unioeste, Acimacar, Conselho da Mulher Empresária, Núcleo Setorial de Informática, JCI e empresas certificadas pelo programa Cultivando Água Boa (Agrícola Horizonte, Auto Mecânica Marcão, Cooperfarma Medilar, Copagril, Indústria Schumacher, Kaefer Motos, Sooro, Remokar, Sorasa, Tecsoft). As Secretarias de Educação e de Agricultura e Política Ambiental fizeram a apresentação de projetos que serão colocados em prática nas escolas.
O evento foi encerrado com a palestra de Nelton Friedrich, que antes foi homenageado pelo trabalho que desenvolve através do programa Cultivando Água Boa, que promove projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.