Diante da diretoria da Acimacar, empresários e autoridades rondonenses, o representante da Área Institucional da TIM para o Paraná, Cleber Rodrigo Affanio, reafirmou o compromisso da empresa de implantar ainda este ano a telefonia 3G em Marechal Cândido Rondon. O anúncio foi feito durante reunião ocorrida na sede da associação comercial na manhã de ontem (10). A vinda do profissional da TIM foi intermediada pelo deputado estadual Ademir Bier, que também esteve presente.
Conforme Affanio, a TIM vai instalar antenas com sinal 3G na sede municipal e no distrito de Margarida, ambas com um raio de cobertura aproximado de 15 quilômetros. O distrito de Porto Mendes também será contemplado com o sinal da TIM, porém com uma antena de menor alcance: 1,5 quilômetro. Além disso, a Escola Municipal Almirante Barroso, na Vila Curvado, será atendida com serviço de internet gratuito.
Estes investimentos fazem parte do compromisso que a TIM assumiu com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de que até o fim de 2015 todos os municípios paranaenses sejam atendidos pela empresa com sinal 3G, benefício que também deve ser estendido a todos os distritos com mais de 2 mil habitantes. Para atender a essa obrigação, desde o ano passado a empresa iniciou a instalação de 500 novas antenas. Neste pacote de compromissos com a Anatel, a TIM também precisa atender com serviço de internet grátis mais de 1.400 escolas rurais no Estado.
Durante a reunião na Acimacar, o representante da TIM respondeu a questionamentos. O principal foi sobre problemas no serviço de telefonia verificados constantemente em Marechal Cândido Rondon. De acordo com o representante da empresa, na média, a funcionalidade do sistema atende as exigências da Anatel. Porém, ele ressaltou que como a TIM está fazendo a migração para o 3G em todo o Paraná, isso pode causar momentos de instabilidade no serviço. Contudo, Affanio assegurou que solicitará ao setor técnico que verifique a ocorrência de outros problemas que possam estar prejudicando a qualidade do sinal de telefonia. “Nossa meta é reduzir as reclamações”, garantiu.
Positiva
Para o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, o encontro superou as expectativas. Segundo ele, o representante da TIM sanou dúvidas e, principalmente, garantiu que a empresa fará os investimentos que estão sendo cobrados pela sociedade rondonense. Coppetti fez destaque à intenção da TIM de ampliar sua capacidade operacional durante a Expo Rondon para que os expositores e visitantes não tenham dificuldades para utilizar a contento a telefonia móvel da empresa.
“Foi uma excelente reunião, com um diálogo bastante produtivo. Todos saíram satisfeitos. A Acimacar está otimista, pois o trabalho realizado pela entidade junto aos poderes públicos e empresas visando à melhoria da telefonia móvel no município está dando resultados”, afirmou.
Coppetti agradeceu o representante da Área Institucional da TIM para o Paraná, Cleber Rodrigo Affanio, por ter vindo a até Marechal Cândido Rondon. Ele também enalteceu o trabalho do deputado estadual Ademir Bier, que está engajado em atender esta demanda rondonense: “este foi um dos pedidos feitos pela associação comercial aos candidatos a deputados estaduais na última eleição e ficamos felizes ao ver a atuação do deputado Ademir Bier nesta luta”.