O comandante da 2ª Companhia de Polícia de Marechal Cândido Rondon, ligada ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Capitão Marco Aurélio de Carvalho, trouxe uma importante notícia na manhã de ontem (13), às autoridades rondonenses. Trata-se do anúncio da implantação de uma Patrulha Comercial no município.
Também estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich, presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, Secretário Especial de Coordenação em Programas de Segurança e Trânsito, Arlen Güttges, e demais integrantes da
2ª Companhia de Polícia.
A Patrulha Comercial visa reduzir o índice de criminalidade no comércio e em seu entorno. Esta era uma reivindicação do poder público e da Associação Comercial e Empresarial do município. A ação já vem sendo implantada com êxito em outras cidades, garantindo efetivamente a segurança de empresas e, principalmente, do cidadão trabalhador, evitando que meliantes efetuem assaltos.
A partir desta semana policiais estarão realizando rondas durante o dia, de segunda a sábado, nos eixos comerciais do centro e de áreas industriais. Os policiais realizam patrulhamento ostensivo e preventivo, permanecem em pontos de bases e realizam visitas aos comerciantes, distribuindo, inclusive, um número de celular que pode ser discado caso haja algum delito ou pessoas em atitude suspeitas.
O contato direto viabiliza a troca de experiências pois os comerciante irão externar seus anseios com relação à segurança. Os policiais também passarão dicas quando perceberem que há deficiência nos aparatos de segurança, como a disposição dos caixas, por exemplo.