22.07.15 - Acimacar e autoridades discutem estadualização e duplicação da BR-163 e pedágio no Paraná
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A Acimacar promoveu na manhã de ontem (21) reunião com sua diretoria no estande da associação comercial no centro de eventos do parque de exposições, onde de quinta-feira (23) a domingo (26) acontece a Expomar, que integra a programação da ExpoRondon. Além de diretores, também participaram do encontro o prefeito Moacir Froehlich, o deputado estadual Ademir Bier, o vereador Ilario Hofstaetter, secretários municipais, integrantes da comissão organizadora da festa, e ainda o ex-deputado federal Werner Wanderer.

Além da ExpoRondon, a reunião serviu para discutir questões referentes à malha rodoviária estadual, especialmente no Oeste do Paraná. O presidente da Acimancar, Paulo Rodrigo Coppetti, comunicou que a entidade recebeu ofício do DNIT confirmando que o governo federal já repassou para o Estado da Paraná a responsabilidade sobre a manutenção da BR-163, no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra.

A notícia foi uma surpresa para classe empresarial e a sociedade rondonense que, assim como toda a região, são contrárias à estadualização da rodovia. Preocupados com a notícia, os diretores da Acimacar pediram o apoio do deputado Ademir Bier para que mobilize os representantes do Estado em Brasília para que a BR-163 continue sendo de responsabilidade do Governo Federal.

O deputado informou que em abril deste ano acompanhou reunião da bancada federal do Paraná no Ministério dos Transportes, em Brasília. Na oportunidade, teriam sido dadas garantias de que a BR-163 continuaria sendo uma rodovia federal, o que vai em sentido contrário ao que foi informado à Acimacar pelo DNIT através do recente ofício. 

Em contato com representante do DNIT logo após a reunião com a associação comercial, Ademir Bier cobrou uma posição sobre a situação e o esclarecimento dado pelo órgão é que o governo federal poderá adiar por mais dois anos o repasse do referido trecho da BR-163 para o governo paranaense. Conforme defendeu o parlamentar, é preciso ficar atento a essa questão, com a mobilização de todas as lideranças e autoridades representativas da região, para que de fato a rodovia permaneça permanentemente sob os cuidados do governo federal.

Como sugestão para que estas reivindicações do Oeste do Paraná cheguem até as autoridades estaduais e federais, o prefeito Moacir Froehlich propôs que, durante a ExpoRondon, seja feito um abaixo-assinado junto aos visitantes da festa. Esta coleta de assinatura será entregue às autoridades que visitarem o evento e também servirá de base para futuras reuniões com autoridades ligadas a estes setores.

De outra parte, Ademir Bier informou que no mesmo contato feito com o DNIT na manhã desta terça-feira, foi dada a previsão de que em 15 de agosto deverão ser assinadas as autorizações para o início das obras de duplicação da BR-163, no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da construção da nova ponte para ligar Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai.

Pedágio

De outra parte, o parlamentar rondonense alertou à diretoria da Acimacar sobre a renovação dos contratos do Governo do Paraná com as concessionárias de pedágio das rodovias no Estado. Segundo ele, o tema estará em evidência na Assembleia Legislativa neste segundo semestre.  Isso porque os atuais contratos terminam em 2021 e estaria sendo cogitada a possibilidade de estendê-los por mais alguns anos.

Segundo Ademir Bier, a intenção é fazer uma grande mobilização no Estado para que os contratos não sejam prorrogados, da maneira como estão. Ele salientou que por quase duas décadas o setor produtivo e todos os paranaenses têm sofrido com os altos valores cobrados nas praças de pedágio. Por isso, é importante que as entidades tomem posição contrária à renovação.

O presidente da Acimacar e demais diretores, além do presidente da Caciopar, Sergio Marcucci, que também esteve presente à reunião, garantiram que irão dar atenção especial ao assunto, pois entendem que da forma como os atuais contratos foram firmados eles causam enormes prejuízos ao desenvolvimento do Paraná.


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