Diretores de entidades produtivas de quatro municípios da região participaram, na tarde de quinta-feira, na Acic, de etapa técnica para a criação de novos conselhos de desenvolvimento no Oeste. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador de Ciência e Tecnologia da Caciopar, Jaime Nascimento, e abordou aspectos e vantagens da possibilidade de empregar o planejamento e a unidade como ferramentas de expansão econômica e de organização urbana.
A criação de quatro novos conselhos parte dos bons resultados alcançados em Maringá e em Foz do Iguaçu. A reflexão sobre onde se quer chegar, associada também ao envolvimento dos setores públicos, permite articular ações por obras e programas capazes de melhorar os indicadores e o crescimento local, conforme Jaime. Representantes de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Quedas do Iguaçu e Cascavel assinaram com a Caciopar termo de cooperação para a criação dos conselhos.
No encontro de quinta, o secretário-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, informou sobre o processo de construção e de composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu. Oficialmente constituído em novembro de 2012, o Codefoz já trabalha em um profundo estudo técnico que quer preparar o município para o ano de 2035. Os conselhos têm por missão vencer o improviso, prever dificuldades e traçar meios de tornar mais fáceis o aprimoramento de uma comunidade em diversas áreas.
Os presentes ao encontro técnico da tarde da última quinta também participaram de oficinas, coordenadas pelo consultor do Sebrae Jaime Tezza, que indicam os caminhos que precisam ser percorridos para envolver todos os atores no projeto, no seu desenvolvimento e em sua consolidação. “Essa é uma ferramenta importante para potencializar resultados e para compartilhar prosperidade”, segundo o vice-presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.