Uma das inúmeras informações repassadas na noite de terça-feira pelo professor-doutor Ricardo Voltolini, durante palestra na Acic, dá a dimensão do alcance da sustentabilidade na vida de uma comunidade. A adoção de práticas sustentáveis no cotidiano das empresas, pontuou ele, eleva o resultado de qualquer negócio em no mínimo 12%. Em estágio avançado em países desenvolvidos, os conceitos da sustentabilidade começam a ganhar corpo também no Brasil.
Mudanças importante de comportamento são necessárias para que a sustentabilidade dê resultados. Mas toda grande ação começa pequena, por meio de gestos simples e com total empenho dos diretores e dos líderes de uma empresa, conforme Voltolini. O professor-doutor citou a diferença entre chefe e líder em uma empresa. Chefe é aquele que quando sai gera alegria e festa entre os colaboradores. Líder, por sua vez, é aquele que quando deixa uma empresa, por assumir novo desafio em sua carreira, provoca um estado de luto entre seus parceiros de trabalho.
A sustentabilidade requer, para ter êxito, de um líder que acredita apaixonadamente no tema, que tenha uma visão de oportunidade e não só de risco, faça a inserção de valores na estratégia do negócio, invista na educação das partes interessadas e promova uma comunicação eficiente de ações e de valores. A palestra de terça à noite, organizada pela Itaipu e pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com apoio da Acic, da Caciopar, da Amop e dos Lindeiros, fez menção também ao Cultivando Água Boa, projeto de sustentabilidade da hidrelétrica que é sucesso no mundo.
Prêmio
Recentemente, diretores da Itaipu estiveram em Nova York, nos Estados Unidos, para receber uma das maiores premiações já alcançadas pelo Cultivando Água Boa. O projeto recebeu das mãos do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, prêmio mundial em reconhecimento pelo alcance da ação. “Esse é um programa que tem potencial de transformar a vida de milhões de pessoas no mundo”, disse o secretário. Na noite de terça, na Acic, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, entregou réplicas do prêmio a diretores da Acic e da Caciopar.