19.08.15 - Fórum vai debater sobre direito à propriedade sábado em Guaíra
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post


Cerca de duas mil pessoas deverão participar no sábado, em Guaíra, de mais um debate sobre o direito à propriedade e regularização fundiária em área de fronteira. O evento será realizado a partir das 8h, no salão paroquial Navegantes, na avenida Coronel Otávio Tosta, número 155, ao lado da Rodoviária.

O fórum contará com a presença de membros da Subcomissão de Assuntos Fundiários da Câmara dos Deputados, entre eles os deputados federais Sérgio Souza e Osmar Serráglio, os dois do PMDB. A intenção é aprofundar debates já realizados na região, o mais recente deles em Cascavel que tratou sobre as consequências das invasões de terras produtivas por indígenas e por membros do Movimento Sem-Terra.

Durante o fórum em Guaíra, líderes do setor produtivo vão defender agilidade na aprovação de dois instrumentos legais considerados indispensáveis para reforçar o constitucional direito à propriedade e para restabelecer o clima de segurança e paz no campo. Eles vão pedir aos representantes da Subcomissão que acelerem a aprovação das PECs (Propostas de Emenda Constitucional) de números 71 e 215.

A PEC 71 tem como síntese o seguinte: que, em caso de desapropriação de terra para demarcação indígena, então que o dono receba pelas benfeitorias e também pela terra, segundo o valor de mercado. Já a de número 215 pede para que o tema associado a novas demarcações seja de responsabilidade do Congresso Nacional, e não da Funai (Fundação Nacional do Índio), como ocorre hoje.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento