De 15 a 20 de agosto, empresários integrantes do projeto Espaço Rondon e do Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina participaram de viagem técnica ao Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi conhecer projetos de revitalização do espaço urbano que estão transformando aquela cidade e impulsionando o setor comercial.
Conforme Eliseu Schwingel, consultor credenciado do Sebrae que acompanhou a caravana, o projeto Espaço Rondon objetiva promover a revitalização do centro comercial de Marechal Cândido Rondon e tem hoje como principal foco de atenção a Rua Santa Catarina. Segundo ele, ao conhecer os modelos de revitalização impulsionados pelo Sebrae em outros Estados e cidades, é possível ter uma visão maior do que representa este projeto, além de conhecer iniciativas que podem ser adequadas e aplicadas com sucesso pela classe empresarial rondonense.
“Estas viagens técnicas são muito inspiradoras. Elas permitem uma avaliação do que já está sendo feito em Marechal Cândido Rondon, além de estimular novas ideias”, destacou o consultor do Sebrae.
Entre os locais do Rio de Janeiro que estão sendo revitalizados e que foram visitados pela caravana rondonense está o Porto Maravilha. Trata-se de uma operação de qualificação que promove o reencontro da região portuária com a cidade. Com as mudanças em execução, o Rio de Janeiro pretende reverter a degradação de décadas através de investimentos na infraestrutura urbana, transportes, meio ambiente e no patrimônio histórico e cultural.
De acordo com Silmara Pazini, coordenadora do Núcleo da Rua Santa Catarina, aquela era uma região que até pouco tempo era marcada pela criminalidade, pelo tráfico e pelo desestímulo do setor comercial. Hoje, através da revitalização do projeto Porto Maravilha, a realidade é bem diferente. Se antes aquela região do Rio de Janeiro recebia uma população flutuante de 100 mil pessoas, a meta é atrair diariamente até 800 mil pessoas para aquele espaço da cidade.
Outras atividades que integraram a programação da caravana foram duas palestras na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Os temas foram “Inovar é preciso: Store experience e Visual Merchandising and Store Design (VMSD) no ponto de venda”, com a instrutora Marcia Mor; e “Estratégia e Gestão de branding para vender mais e melhor”, com a instrutora Yara Terra.
Além de iniciativas que podem ser aplicadas para o projeto de revitalização do centro rondonense, Silmara Pazini acredita que a viagem foi importante para a classe empresarial perceber que além das ações do poder público, o setor privado também precisa se envolver em busca de soluções e alternativas para viabilizar cada vez mais os importantes espaços comerciais da cidade.
A próxima viagem técnica está prevista para São Paulo (SP), em novembro.
Além da Acimacar e do Sebrae, o projeto Espaço Rondon e o Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina contam com apoio da Fecomércio/Sesc/Senac, Prefeitura, Sindicomar, Area e Câmara de Vereadores.