O anúncio veio da secretaria de Turismo do Paraná durante o 13ª Salão Profissional de Turismo ABAV-PR
Os Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu foram oficialmente dividido dos demais municípios do Oeste paranaense, tornando-se, desta maneira, a 10ª região turística do Estado do Paraná. A homologação, pela secretaria de Turismo do Estado, aconteceu durante a 13ª edição do mais importante evento turístico do Paraná, o Salão Profissional de Turismo ABAV-PR, que aconteceu de 13 a 14 abril, no Shopping Estação Convention Center, em Curitiba.
Com a separação, os Caminhos Integrados formado pelas cidades de Guaíra, Terra Roxa, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu, Mundo Novo (MS) e Foz do Iguaçu passam a se chamar Iguaçu Lindeiros.
“Os lindeiros estão muito mais avançados em termo de estruturação e administração do turismo do que os demais municípios da região Oeste“, destacou Vitor Giacobbo, presidente do Instituto de Turismo e Eventos Lago de Itaipu (Convention Center).
Segundo Giacobbo a necessidade desta separação já vinha sendo sentida pelo próprio Grupo Gestor de Turismo dos Municípios Lindeiros (Gestur) e pela secretaria de Turismo do Paraná, pois os atrativos da região do Lago de Itaipu são diferenciados dos demais atrativos da região, como, por exemplo, a cidade de Cascavel que explora, principalmente, o turismo de eventos. Outro fator que levou a secretaria de Turismo a dividir a região foi a dificuldade na comunicação entre todos os municípios.
Novos rumos
Com a independência dos Caminhos Integrados a região passa a contar, ainda mais, com a ajuda e experiência de Foz do Iguaçu. “Vamos fazer trabalhos conjuntos e unificar esforços para não desperdiçar recursos. A secretaria de turismo de Foz já anunciou que, a partir de agora, a participação em feiras e eventos vai acontecer em parceria com os lindeiros”, destacou Giacobbo.
O Complexo Turístico de Itaipu também já manifestou apoio ao projeto do Iguaçu Lindeiros e vai ajudar na criação de novos roteiros turísticos para a região. Dentro de 90 dias vai estar pronto um plano de ação turística com cerca de 5 novos pacotes turísticos de um e dois dias, com o objetivo de atrair turistas num raio de 200km.
A outra novidade anunciada por Giacobbo é uma parceria, ainda em andamento, com um banco da região que vai financiar ao consumidor final a aquisição de pacotes turísticos. “O empreendimento receberá à vista do banco e o consumidor vai poder pagar em até 24 vezes”.
Matéria: Equipe Programaço direto da ABAV-PR, em Curitiba
LEGENDA:
Vitor Giacobbo, presidente do Instituto de Turismo e Eventos Lago de Itaipu (Convention Center)
CRÉDITO: Rodrigo Mattjie