Com o intuito de aumentar a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) nas compras públicas do Município, proporcionar maior faturamento e lucro, além de fortalecer a economia local e regional, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Sebrae, Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Unioeste – Campus Marechal, e outras entidades envolvidas implantaram o Escritório de Compras Públicas, denominado “Compra Marechal”.
O escritório, que funciona desde o dia 06 de abril nas dependências da Acimacar, prevê orientação personalizada, dirigida às empresas que tenham interesse em se tornar fornecedores do setor público, para participarem de processos licitatórios.
O serviço concentra as informações sobre o planejamento de compras das entidades públicas compradoras, pois tem acesso aos editais e processos que serão repassados às MPEs, e cada uma de acordo com sua atividade, poderá participar do certame e tornar-se fornecedor.
Além disso, também é objetivo do Escritório de Compras Públicas, contribuir para a capacitação das MPEs e orientá-las na montagem dos processos, organização de documentos, formatação de proposta e análise de riscos, trabalho que será prestado gratuitamente por acadêmicos do curso de ciências contábeis da Unioeste – Campus Marechal.
Vantagens
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, André Fernando Hein da Unioeste – Campus Marechal, o escritório facilita o entendimento dos empresários sobre o que são esses processos e auxilia na preparação de tudo que for necessário. “Os empresários que normalmente não vendem para órgãos públicos terão a oportunidade de ampliar vendas ou serviços ao participarem de licitações. Assim será dada continuidade à iniciativa do poder público de priorizar as compras (quando previsto em lei) de empresas locais e regionais, e ainda de Micro e Pequenas empresas.”
Ainda segundo o professor, é preciso quebrar alguns paradigmas existentes quanto ao fornecimento para a administração pública. “A falta de conhecimento sobre o assunto pode desestimular os empresários a participarem de licitações. Nesse sentido, este projeto visa por meio da orientação gratuita ampliar o número de participações e com isso fortalecer a economia local”, explica André.
Atendimento gratuito
Após as indicações da Acimacar a cada empresário sobre novos processos de licitações que abrirem, os empreendedores interessados serão atendidos presencialmente na Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon, mediante agendamento.
Sob a orientação dos professores André Fernando Hein e Eda Cristina Benkendorf, uma equipe de acadêmicos está preparada para repassar informações que auxiliem a compreensão da dinâmica dos processos licitatórios, assim como a documentação necessária, e dos benefícios que são concedidos às Micro e Pequenas empresas.
Para atendimento específico sobre algum processo de licitação é necessário que o interessado leve impresso, ou tenha acesso ao respectivo Edital do órgão proponente.
O Escritório fica localizado na Rua Pernambuco, 1777, Centro, no Laboratório de Práticas em Contabilidade, sala 77, Bloco 2, 3º Piso. O agendamento pode ser feito pelos telefones (45) 3284-7888 ou 7886, ou por e-mail: rondon.col.contabeis@unioeste.br, nos períodos vespertino e noturno.
Parceiros
O Escritório “Compra Marechal” conta com a parceria da Acimacar, Sebrae, Sesc, Senac, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Módulo Empresarial, Fecomércio, Faciap e a Unioeste enquanto órgão comprador.
As orientações serão feitas pelo Laboratório de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, do Curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.