A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promove nesta sexta-feira (11), em parceria com a Fe deração das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Conselho de Comércio Exterior (Concex), um encontro entre empresários paranaenses e a delegação de embaixadores árabes, que visita o Estado. O objetivo é ampliar os negócios com o Oriente Médio.
Segundo o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, vice-presidente da Fiep, há oportunidade para se vender aos países árabes desde materiais de construção, madeiras, portas, janelas, até toda a parte de louça, ladrilhos e azulejos, além de equipamentos de imóveis habitacionais ou de escritórios. Ainda, de acordo com ele, o Paraná também pode ampliar o leque de venda de alimentos, tradicionais produtos de exportação do Estado. “Além dos produtos in natura ou manufaturados, podemos exportar doces, balas, caramelos, bolachas, ou seja, acrescentar cada vez mais produtos industrializados. O que significa mais geração de emprego e renda”, explica.
Akel também ressalta que o Paraná pode fortalecer as vendas de produtos do setor metal-mecânico e da indústria automobilística. “Naqueles países, as marcas que são produzidas em nosso Estado, tanto pela Renault como pela Volkswagen – Audi, e a própria Volvo na linha de caminhões, são muito valorizadas”, afirma. Já no setor eletro-eletrônico, o Paraná tem indústrias de alta tecnologia, como Siemens, Bosch, dentre outras, “e que com certeza encontram grandes mercados”, esclarece. “É importante lembrar que os países árabes são na grande maioria, países ricos em função da receita vinda do Petróleo, mas que têm uma indústria pouco diversificada e que, portanto, importam muito de todas as partes do mundo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Faciap