Com o intuito de alertar e corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho, nos dias 08, 09 e 10 de junho será realizado o treinamento sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na sala de cursos da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
A CIPA é uma Norma Regulamentadora (NR-05) de Segurança do Trabalho. As empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, assim como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem possuir uma CIPA e mantê-la em regular funcionamento para questões de segurança na empresa.
Para ministrar o curso, a empresa Viver Segurança e Medicina do Trabalho tratará do tema. A administradora Rosemery Garcia Bamberg, explica que a CIPA pode melhorar a vida e as condições de trabalho, gerar conscientização e proteção aos colaboradores. “Muitas vezes a empresa não consegue achar o caminho para um ambiente de trabalho mais saudável, a CIPA pode ser a solução. A ideia é ter uma equipe de pessoas treinadas e com conhecimento para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e organizado.”
O papel da CIPA é através de reuniões debater problemas encontrados na empresa, buscar soluções e solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes ou neutralizá-los para evitar acidentes de trabalho e doença do trabalho. A comissão é formada por empregados da empresa.
As empresas de até 20 funcionários não estão obrigadas a constituir a comissão, entretanto, são obrigadas a promover o treinamento de um colaborador para atender aos dispositivos especificados na Norma.
O investimento para o curso é de R$ 120,00 para associados e R$ 180,00 aos não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.
O curso é uma realização da Acimacar em parceria com a Cooperativa Sicoob.