Com o tema “Vida sem ética dá mais trabalho”, o renomado filósofo e historiador brasileiro Leandro Karnal estará em Marechal Rondon dia14 de julho, quinta-feira. A palestra acontecerá no Auditório Ecos da Liberdade, das 19h30 às 21h, o investimento é de R$25,00.
O palestrante, formado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui vasto conhecimento em diversas áreas filosóficas que envolvem história da América.
Dentre as muitas opções de abordagens para a escolha do assunto, conforme a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), junto aos parceiros Sicoob e Sicredi, o tema escolhido deve-se ao momento político e econômico em que se enfrenta no país.
“A corrupção é parte estrutural da sociedade brasileira, inclusive do governo, ela é histórica. Porém, ela pertence a uma interpretação ética bastante difundida na sociedade que envolve desde andar no acostamento até copiar um trabalho da internet. Eu sou completamente ético ao atacar algo que não me favorece, mas quando me favorece dou meu jeitinho”, expõe Karnal.
De acordo com informações da vice-presidente de desenvolvimento profissional da Acimacar, Janemara Somacal, o momento é propício para colocar em pauta valores éticos que se perderam dentro da sociedade brasileira em geral. “Não é de hoje que enfrentamos um conflito de valores éticos, atualmente com mais sensibilidade. Nos questionamos se é possível transformar o comportamento das pessoas comuns e do governo. Um primeiro passo é refletir, começando por essa palestra.”
Ela explica que a vida ética dá mais trabalho porque é preciso pensar nas consequências do modo de agir e não no caminho mais fácil. “É preciso sempre fazer o correto, mesmo que seja mais trabalhoso. Optamos por esse tema porque o ser humano é corruptível, mas como deixamos isso entrar ou não na nossa vida é uma questão de escolha e de valores.”
Janemara concorda com Karnal que afirma ser a educação e a conscientização a saída para uma mudança social. “Se não tivermos uma base para nos espelhar, seremos corrompidos por esse mundo que tende a compactuar com o ‘jeitinho’. Há uma certa tendência a não fazer o que é correto. O objetivo é romper com esse ciclo através da conscientização e apostar na educação para reverter esse quadro”, esclarece.
A perspectiva dos organizadores e apoiadores é lotar o Auditório com todos os ingressos vendidos. Conforme a vice-presidente há procura de outras Associações por ingressos. “A expectativa é excelente, temos outras associações antecipando a compra de vários ingressos, não só pelo nome dele, mas pelo conteúdo que será fantástico. Acredito que lotaremos o Ecos da liberdade.”
Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (45) 3284-5704, com Josiane.