Mais de mil pessoas estiveram ontem, quinta-feira (14), no Auditório Ecos da Liberdade, para a palestra “Vida sem ética dá mais trabalho”, com o historiador Leandro Karnal.
O tema, segundo Karnal, é um sintoma do interesse da sociedade, pois tem sido amplamente discutido por todo o país. Somente nesta semana foram seis palestras sobre o assunto.
Na explanação do historiador, que fez uma retomada de conceitos aristotélicos para embasar e propor uma reflexão, é percebida a necessidade de uma renovação social em conceitos já muito arraigados na cultura brasileira.
Conforme defende o historiador, a mudança para um país livre de corrupção e cheio de ética deve partir de uma escolha pessoal. “Não existem fórmulas para ser ético, são conceitos básicos como respeitar o espaço do outro, não se fixar somente na sua felicidade pessoal, mas sim coletiva, lembrar as regras de etiqueta e utilizar cada vez mais as palavras: por favor, obrigado e desculpe, são atitudes que iniciam e estendem mudanças na vida em coletividade.”
Karnal também apontou que o que vivemos é resultado de falhas na educação em todas as esferas. “Educar não é ser amigo dos filhos. Amigos estão na mesma condição, pais precisam dizer não, corrigir, é necessário mostrar o certo e o errado e isso requer empenho e dedicação. Se não estiverem dispostos a encarar o desafio é melhor não se aventurar.”
Ele também ressaltou a importância de ver presente nas palestras um grande número de jovens. Em sua opinião, a ética precisa ser discutida cada vez mais na escola, na igreja, em casa, no trabalho. “Há um país esperando mudanças e uma geração atenta para uma revolução ética.”
Avaliação
Para Thiago Wideck, acadêmico de Engenharia da Computação, o assunto trazido pelo historiador surpreendeu. “Superou minhas expectativas pela abordagem escolhida e a dinâmica dele. Mais uma vez comprovamos que não se muda nada de um dia para outro, mas como nessa oportunidade, as sementes são lançadas para uma colheita futura. A mudança precisa partir de uma decisão particular e consciente”, diz.
Lennon Biancato veio de Cascavel com mais amigos para o evento. “Ao saber da palestra já procuramos nos inscrever, não é sempre que temos palestrantes com o conhecimento como o dele. Tudo que foi exposto pode e deve ser praticado de imediato.”
Janemara Somacal, diretora administrativa e financeira do Sicoob Marechal, entende que o assunto é de extrema importância. “A palestra foi muito pertinente com a situação atual em que se encontra a governança do país, condiz com o momento sendo que propõe uma reflexão e a retomada de um comportamento diferente para o dia a dia, conceitos clássicos que devemos despertar ainda mais em nós e principalmente para as próximas gerações", afirma.
De acordo com Fernado Fenner, diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, Leandro trouxe o tema de forma clara com equilíbrio sem se posicionar de um lado ou outro.
“Ele nos mostrou que o que vivemos hoje é somente uma ponta do iceberg. Um novo Brasil começa por pessoas comprometidas com a ética. Todos os rondonenses aqui foram impactados, agregaram conhecimentos e os valores trazidos convergem com os que trabalhamos no cooperativismo. Queremos parabenizar a todos que se mobilizaram para realizar o evento e as pessoas que investiram tempo para estar aqui”, pontua.
Leandro também comparou a crise a uma doença e ressaltou que ela não é permanente. “Na crise há chances de melhorar habilidades, de criar, desmontar e avançar. Aprenda uma nova língua, estude outro tema e siga. Se uma doença avança o indivíduo piora e acaba morrendo. Na crise, ou se usa a criatividade e habilidades para sair dela ou também se morre.”
Para a vice-presidente do comércio, Carla Rieger Bregoli, a palestra foi um sucesso. “Mais de mil pessoas tiveram o privilégio de serem enriquecidas com o conhecimento que Karnal trouxe sobre o tema ética, precisamos nos lembrar de exercitá-la mais e mais em nosso cotidiano nos pequenos detalhes. Somos gratos pelo apoio dos patrocinadores que permitem eventos desse porte”, destaca.
Realização
A palestra “Vida sem ética dá mais trabalho” é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e conta com o patrocínio do Sicoob Marechal e Sicredi Aliança PR/SP.
A palestra faz parte da programação em comemoração ao Dia do Comerciante (16 de julho).