Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11) a loja própria do Núcleo Setorial de Artesanato, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). Na cerimônia breve, que relatou a ‘caminhada’ das artesãs até a abertura da loja, estavam presentes diretores da Acimacar, a comunidade, as artesãs, convidados e a imprensa.
A coordenadora do Núcleo de Artesanato, Jaci Lauermann, conta que esta é uma grande conquista para as artesãs. “Estamos muito contentes, pois tínhamos essa intenção desde o início do nosso Núcleo, mas fomos adiando a ideia. Hoje, podemos nos alegrar com essa grande oportunidade para nós, temos um espaço em que revezaremos o atendimento, os cuidados com o local e o aluguel.”
Jaci acredita que um local próprio para expor os produtos facilita a venda e também a divulgação do trabalha de cada uma. “É uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais nossos produtos e com frequência. As pessoas querem tocar o produto, avaliar, escolher outras peças, é uma maneira de oferecer mais ao cliente.”
Elaine Wunsch Trindade, artesã que também faz parte do projeto da loja lembra que as peças são únicas e variadas: pintura em tapetes, panos de prato, crochê, trilhos de mesa, bolsinhas, biscuit, material reciclado, aromatizadores de ambiente, telhas decoradas, estojos personalizados, capas para óculos e celular entre outros produtos.
“Trabalhos artesanais são minuciosos, há um cuidado especial, cada peça é diferente mesmo que seja uma encomenda grande de um mesmo produto, cada uma terá características únicas. Como é artesanal não conseguimos fazer tudo igual, há mudanças em detalhes na hora de confeccionar e este é o nosso diferencial. Nosso objetivo é atingir mais conquistas... novos clientes, divulgação e oferecer o melhor que podemos fazer”, diz Elaine.
A presidente do Conselho da Mulher Empresária, Djeni Schwingel, ressalta o empenho das artesãs em batalhar pelo setor. “A atividade artesanal nem sempre tem o reconhecimento que merece. Um trabalho lindo, diferente, criativo, uma união de profissionais que foram crescendo e conquistando espaço com coragem e esforço. Sou cliente do Núcleo há muito tempo e sei que a partir de agora terão ainda mais sucesso com a difusão desse trabalho.”
A vice-presidente do Comércio, Carla Rieger Bregoli, destaca que a loja é o resultado do trabalha que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. “As artesãs foram se aprimorando, evoluindo e hoje podem abrir as portas todos os dias do seu espaço, mais pessoas terão a oportunidade de comprar belíssimos produtos únicos que é o grande diferencial do artesanato, além de serem confeccionados a mão, um a um. Apoiamos e torcemos para que a loja cresça cada vez mais”, declara.
A vice-presidente dos Núcleos Setoriais Silmara Pazini, compartilha da opinião e complementa que a loja do Núcleo demonstra a força e o potencial da união de pessoas em prol do mesmo objetivo. “Com o mesmo propósito e buscando aperfeiçoamento é possível alcançar resultados positivos como as que as artesãs obtiveram. Nosso desejo é que o trabalho se intensifique e elas sejam recompensadas com um ótimo desempenho da loja própria.”
O vice-presidente da Acimacar Gerson Froehner destaca o valor do trabalho artesanal. “Hoje o tempo é tão valioso, e este é o trabalho delas: investir tempo e dedicação nessa confecção exclusiva de peças, diferentemente de um produto em larga escala. É um dom que valorizamos.”
Gerson parabeniza as artesãs pela organização e pelo empreendimento. “Parabenizamos o espírito empreendedor delas e conhecendo a dedicação e delicadeza com que produzem seus produtos ficamos felizes porque é a concretização de um sonho.”
A loja das artesãs está localizada na Rua Sete de Setembro, 580, no Centro e atende em horário comercial.