As expectativas em torno das reivindicações em infraestrutura e logística para o munícipio e arredores são positivas após reunião realizada na manhã de sexta-feira (26), com os deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e José Carlos Schiavinato, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
No encontro estavam reunidos empresários, lideranças políticas regionais como os prefeitos de Marechal Rondon, Pato Bragado e Mercedes, representantes de Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste, lideranças policiais do Batalhão de Fronteira, Rodoviária Estadual e Federal, presidentes das Associações Comerciais e da Coordenadoria das Associações e parte da sociedade organizada para a discussão e conversa com os deputados.
O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, abriu a reunião e expôs aos participantes e deputados as preocupações em torno da necessidade de agilizar os processos para a construção dos Contornos Sul e Oeste, a instalação de sede própria para o Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron) e ainda a construção da terceira pista, acostamento e recape da PR-495 e PRC-467, trecho entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.
Segundo as lideranças presentes, as solicitações são pertinentes para dar continuidade ao desenvolvimento da região e proporcionar à região Oeste maior crescimento e integração.
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, destacou que a região Oeste concentra seis das maiores cooperativas do Paraná e necessita de transformações e mais investimentos que permitam potencializar a região.
“Temos um PIB de aproximadamente R$ 40 bilhões, um valor de grande expressividade, somos uma região privilegiada em termos de produção, entretanto nos falta infraestrutura para atender a demanda e ampliar nossa produção. Estamos confiantes de que os deputados têm os instrumentos e os meios para nos atender e elaborar projetos e então, entrar na pauta e alcançar esses recursos o quanto antes para essas obras. Queremos contribuir e encontrar soluções, este é o papel das Associações Comerciais”, pontua.
Para o deputado Ademir Bier essas e outras obras são importantes para a região, porém o momento delicado do país gera cautela na destinação de recursos. Na opinião do deputado, as três bandeiras apresentadas são, sem dúvida, fundamentais. “Somente a construção da terceira pista no trecho de Pato Bragado à Rondon não é suficiente. Essas três obras precisam ser realizadas para que haja uma integração e uma solução definitiva para nossa região.”
De acordo com o deputado Elio Rusch, sobre o trecho da PR-495 e PRC-467, o próximo passo será a elaboração de um levantamento para entender o volume do tráfego e assim, pensar a melhor maneira para a execução da obra.
“Sabemos que é uma necessidade tremenda para escoar a produção e favorecer os empresários e a região, que só tem a ganhar com a atuação do agronegócio. Creio que ainda neste semestre será possível realizar este estudo para verificar a viabilidade de transformações no trecho. O poder público precisa ser parceiro de uma região que gera renda como a nossa, queremos ser mais competitivos naquilo que produzimos e agregar ainda mais valor ao trabalho. Essa instabilidade pela qual passa o país complica a destinação de recursos, mas seremos parceiros para lutar por essas três reivindicações.”
O parlamentar José Carlos Schiavinato, avalia o potencial do Oeste como destaque do Estado e entende que para haver rapidez nesses processos é importante a união das forças regionais e um bom planejamento.
“Precisamos ousar mais e ser dinâmicos em nossas ações. Os Contornos são importantes, assim como a sede do BPFron e a transformação do trecho de Pato Bragado e Rondon. Porém, precisamos pensar em desenvolvimento integral, em conjunto, lutar pelas mesmas causas, nos unir para que seja mais fácil obter essas ações. É preciso um planejamento correto e que gere facilidades para o desenvolvimento do setor produtivo Oeste. Hoje, somos referência, o Norte do Estado vem buscar soluções aqui e queremos avançar mais porque temos potencial e força.”
Schiavinato também ressaltou que gostaria de se envolver e cuidar da parte técnica do projeto de estudo para a construção da terceira pista na PR-495.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Bragado (Acibra), Reinaldo Scherer, acredita que a reunião foi acima da expectativa com o comprometimento dos três parlamenteares. “Agora precisamos dar um prazo para eles e esperar esses investimentos, a esperança é que não caia no esquecimento essa iniciativa e que as divergências politica e empresarias não limitem as ações. As empresas querem e têm muito para investir aqui, mas precisam que existam condições básicas de logística para não migrarem da região. Temos que nos unir pelo mesmo objetivo e priorizar essas ações”, afirma.
Para o presidente da Acimacar, o encontro, histórico, foi positivo e eficaz para apresentar as necessidades dos municípios para um avanço regional.
“Um encontro nunca antes realizado que representa a região Oeste e que abre as possibilidades para o atendimento das nossas reivindicações. Mesmo com um momento econômico não favorável, acredito que a união de forças políticas e a voz das associações comerciais, municipais, empresariais e a própria comunidade convergem para mudanças em nossa região”, conclui.