O Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina e o Núcleo Setorial de Moveleiros, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), promoverão uma viagem técnica em conjunto para visitar a Casa Cor e o Porto Maravilha no Rio de Janeiro, com saída na quarta-feira, 12 de outubro.
A Casa Cor é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas.
O objetivo da viagem técnica é conhecer novidades e tendências do setor que estarão reunidas em um lugar apenas. São inovações com mais de 100 ambientes para salas comerciais, meios corporativos, residências, jardinagem, eventos e gastronomia.
“Não temos contato contínuo com as novidades que já estão no mercado ou que chegaram recentemente. Na Casa Cor conheceremos ideias inovadoras, econômicas, sustentáveis, um pouco mais sobre acessórios, cores e contato com outras referências. Uma capital fornece ideias diferentes, até por reunir diversos arquitetos com linhas modernas de trabalho”, explica o coordenador do Núcleo Setorial de Moveleiros, Arnélio Schaefer.
O coordenador explica que agradar o cliente não é fácil e para atender a demanda é preciso estar ‘antenado’, mesmo quando algumas propostas apresentadas não se adequam a realidade do interior, mas podem servir de inspiração.
“Temos percebido sempre muito brilho, vidros, cores, tendências futuristas, mais luxuosas e isto acaba saindo mais caro. A maioria dos projetos aqui são mais simples e práticos para espaços menores e tradicionais, porém não nos impede de conhecer e, com criatividade, implantar novidades.”
Porto Maravilha
O Porto Maravilha é outro destino da viagem técnica. Na maior parceria público-privada do País, o projeto previa a revitalização e recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Região Portuária, na capital. Através dele foi realizada a reurbanização, a chegada de grandes empresas, por meio de novos incentivos fiscais e a prestação de serviços públicos de qualidade, que estimulam o crescimento da população e da economia.
Com a conclusão das intervenções, que seguem até 2026, novo padrão de qualidade dos serviços urbanos começa a ser prestado, como, por exemplo, coleta seletiva de lixo e iluminação pública eficiente e econômica e outras obras a serem concluídas.
A coordenadora do Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina, Ivone Barbosa Weber, afirma que conhecer o Porto Maravilha será de grande valor para conhecer de que maneira eles realizaram a revitalização e o que é possível utilizar como ideia para Rondon.
“Fizemos uma visita técnica no projeto Porto Maravilha quando estava em fase inicial e agora foi concluída grande parte da obra. Nossa missão é verificar o que foi feito, conversar com os responsáveis e entender de que maneira e como foi possível realizar essas transformações em um local que estava abandonado e, desta forma, trazer para nosso município e Núcleos novas ideias que podem ser adaptáveis para praticarmos aqui.”
Conforme Ivone, a revitalização do Porto Maravilha serve de exemplo para os rondonenses na busca por melhorias ao observar que todo trabalho de grande valor requer esforço, ânimo e paciência para ser concretizado e implantado.
“Nada se conquista de uma hora para outra. Teremos contato com outra realidade, mas que pode ser aplicada a nós. O importante é não viver dentro de uma bolha e acreditar que mudanças estruturais são possíveis”, diz.
A data de retorno da viagem é dia 15 de outubro. No pacote já estão inclusos o transporte de ida e volta e hospedagem em hotel quatro estrelas.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3284-5714, com Charlene ou Julia ou nucleos@acimacar.com.br.