A série de encontros com candidatos a prefeito do município iniciou nesta terça-feira (13) na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
O primeiro candidato recebido pela diretoria e algumas entidades convidadas foi Márcio Rauber. Na próxima semana (20), será a vez de Ito Rannov, na sequência, Maicon Palagano no dia 22 de setembro, Fernando Limberger dia 23 e para encerrar os encontros, Elemar Lambertti estará na entidade no dia 27.
As reuniões têm como objetivo apresentar as reivindicações da classe empresarial, relacionadas como prioridade para o desenvolvimento da região, ouvir as propostas de cada candidato, sobretudo nas áreas de comércio, serviços, indústria e agronegócios, e estreitar o relacionamento com lideranças políticas.
Entre as prioridades consideradas pela Acimacar estão o Complexo Militar (Segurança Pública), a implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, construção do Contorno Sul e Oeste, construção da Sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a duplicação da Rodovia Toledo – Guaíra, a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Municipalização do Trânsito.
O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, avalia que é essencial conhecer as ideias de cada candidato e esclarecer as bandeiras levantadas pelo empresariado, que espera obter apoio.
“Teremos a oportunidade de eleger um candidato que se alinhe aos nossos objetivos pelo desenvolvimento do município. Ouvi-los é necessário se quisermos uma democracia, portanto precisamos estar dispostos e também contribuir. Nossas bandeiras precisam de engajamento político, pois são relevantes para o município e região. Acreditamos que o candidato eleito entenda a importância e assuma conosco um compromisso para conseguir novas conquistas”, salienta.
O candidato Márcio Rauber fez considerações a respeito de cada reivindicação apresentada pela Acimacar. Para Márcio, todas elas são importantes e devem ser discutidas com a elaboração de um bom planejamento.
Dentre as exposições do candidato em relação ao setor empresarial, ele acredita que o poder público precisa ser parceiro das empresas, no que se refere à qualificação da mão de obra, com subsídios em capacitação, assim como organizar uma equipe habilitada para elaborar projetos e buscar recursos para melhorias e crescimento.
"Não haverá um salvador da pátria que entenda de todos os setores com exatidão, mas entendo que cada segmento deve ser ouvido, assim como a sociedade, para planejarmos melhor o que pode ser feito por Marechal”, afirma Rauber.
Para o diretor da entidade, Ildemar Kanitz, é preciso pensar a gestão em benefício de todas as áreas da cidade. “As prioridades apresentadas pela Acimacar são importantes para o município como um todo e precisamos alinhar cada uma delas com o executivo e legislativo direcionando e contribuindo para o nosso crescimento.”
Os encontros terão uma hora de duração com a apresentação de propostas, formulação de perguntas pelos diretores da entidade e considerações finais.