Com o intuito de alertar e corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho, nos dias 21, 22 e 23 de setembro será realizado o treinamento sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na sala de cursos da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
A CIPA faz parte de uma Norma Regulamentadora (NR-05) de Segurança do Trabalho. Formada por colaboradores, em empreendimentos com mais de 20 funcionários, essa comissão deve estar presente em empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas e outras.
A administradora Rosemery Garcia Bamberg, da empresa Viver Segurança e Medicina do Trabalho, explica que a CIPA pode melhorar as condições de trabalho e proteção aos colaboradores. “Muitas vezes a empresa não consegue achar o caminho para um ambiente de trabalho mais saudável, a CIPA pode ser a solução. A ideia é ter uma equipe de pessoas treinadas e com conhecimento para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e organizado.”
O papel da CIPA é, através de reuniões, debater problemas encontrados na empresa, buscar soluções e solicitar medidas para reduzir e eliminar riscos existentes ou neutralizá-los para evitar acidentes e doenças do trabalho.
Empresas com número menor a 20 colaboradores não estão obrigadas a constituir a comissão, entretanto, são obrigadas a promover o treinamento de pelo menos um colaborador para atender aos dispositivos especificados na Norma.
O investimento para o curso é de R$ 120,00 para associados e R$ 180,00 aos não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.
O curso é uma realização da Acimacar em parceria com Sicoob Marechal.