O Mês da Inovação promovido pelo Sebrae/PR, dedicado ao incentivo à inovação e tecnologia nas micro e pequenas empresas, já aconteceu em Marechal Rondon.
Organizado pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), o seminário gratuito aconteceu na segunda-feira (19), na sala cedida pelo Sistema de Atendimento de Água e Esgoto e contou com a participação de 25 empresários rondonenses.
O seminário permitiu a apresentação do papel desempenhado pela Sebrae e trouxe especialistas de três áreas que conversaram individualmente com os empresários ao fim da apresentação.
O foco da ação é auxiliar os empresários a venderem mais, reduzirem custos e ampliarem mercados, por meio de investimento em projetos de inovação e tecnologia. Os subsídios de 50 a 60% do Sebrae/PR oferecidos pelo Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia também oportunizam auxílio para crescimento das empresas.
“Ainda existem paradigmas no quesito inovação, alguns empreendedores acham difícil ou acreditam que custa muito caro. Nossa ideia é fornecer ferramentas para que, de formas simples, consigam realizar novas ações com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva e com melhores resultados. Resta esperar que cada um aplique os conhecimentos adquiridos usufruam dos subsídios”, explica a consultora regional do Sebrae, Deborah Steiner Dias.
Os especialistas trataram de três temas/ações que podem ser aplicadas para gerar inovação: Marketing Digital (comunicação interna e externa), Registro de Marcas e Patentes e Consultoria (melhoria dos processos internos).
O empresário de e-commerce, Allan Altmann, afirma que as dicas de Consultoria foram importantes para melhorar a gestão financeira. “Conhecemos conceitos de gestão, mas alguns são deixados de lado e por esse motivo, às vezes, sofremos consequências. Além disso, saber que podemos contar com apoio e suporte do Sebrae é mais um ponto positivo.”
Rosiane Stumm está abrindo um negócio como personal organizer e acredita que a assistência do Sebrae foi importante. “Quantas vezes procurei informações como as que recebemos hoje e não consegui encontrar. Como estou começando é muito importante ter esses direcionamentos confiáveis. Saber que posso encontrar essas soluções e oportunidades com material e assistência me deixa mais tranquila”, afirma.
Do ramo de vidraçaria, o colaborador Dirceu Gava, veio buscar melhorias na área de marketing digital. “Estávamos buscando maior entendimento sobre redes sociais, pois queremos trabalhar nossa ampliação e participação de mercado em novos meios. A empresa já tem 50 anos e sempre teve propaganda ‘boca a boca’. Agora queremos abarcar um novo público. Esclareci mais algumas dúvidas e tentaremos colocar em prática buscando mais auxílio dos especialistas.”
O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, acredita que a parceria com o Sebrae é fundamental para capacitar ainda mais cada empreendedor e que sempre estarão unidos no estímulo ao desenvolvimento do segmento.
O Sebraetec
O Programa Sebraetec está dividido nas modalidades Orientação, para empresas que necessitam de serviços tecnológicos de baixa complexidade, e Adequação, para aquelas que carecem de suporte tecnológico classificado como de média ou alta complexidade. Para participar, é preciso que o faturamento anual da empresa não ultrapasse R$ 3,6 milhões.
O suporte tecnológico do Sebrae/PR no Programa inclui consultorias para identificar necessidades e potencialidades do negócio, acompanhamento, como forma de assegurar os melhores resultados e minimizar os riscos, além de auxílio na opção para investimento em tecnologia e inovação. O Sebraetec atua nas áreas de design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5707, com Jessica.
Realização
O Mês da Inovação é oferecido pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Prefeitura, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Sicredi Aliança PR/SP e Sicoob Marechal.