Implantado em abril, o Escritório de Compras Públicas, denominado “Compra Marechal”, recebeu na última semana, a visita de parceiros para acompanhar o andamento das atividades durante o período, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
Estiveram presentes integrantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Universidade Corporativa Faciap (Unifaciap), Sebrae/PR, Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Fórum da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Fomento Paraná.
Através do Compra Marechal, empresários recebem orientação personalizada para tornarem-se fornecedores do setor público, com participação em processos licitatórios e de fornecimento direto.
Nestes cinco meses, 63% dos fornecedores do município foram Micro Empresas e 34% Empresas de Pequeno Porte, mas o número pode e deve aumentar. Afinal, o volume previsto de compras pelo município de Marechal Cândido Rondon, no ano de 2016, é de aproximadamente R$ 50.000,000.00.
O intuito do Compra Marechal é aumentar ainda mais a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas compras públicas do município, o que proporciona maior faturamento e lucro para o empreendedor, além de fortalecer a economia local e regional.
A parceria para o funcionamento do Escritório entre a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Unioeste – Campus Marechal, Prefeitura Municipal, Sebrae/PR e outras entidades têm gerado bons resultados nos poucos meses de atuação.
O empresário da Elétrica Dresch, Pedro Roberto Dresch, venceu as licitações na sua atividade com serviços de manutenção em maquinários e afirma que a orientação foi fundamental para conseguir entender a parte burocrática do processo e conseguir os documentos necessários.
“A parte burocrática é a mais difícil de realizar, se não tivesse essa orientação não sei se seria possível participar dos processos. Já fiz outra tentativa anos atrás, mas não tinha conseguido levantar toda a documentação e não pudemos concorrer. Desta vez, 100% dos papeis estavam corretos.”
Pedro conta que é vantajoso poder ser fornecedor. “Realizávamos o mesmo trabalho, mas como empresa terceirizada. Agora somos fornecedores diretos o que é bem vantajoso financeiramente”, diz.
Como funciona
Ao buscar orientação no Ponto de Atendimento ao Empreendedor, na Acimacar, o empresário é direcionado à Universidade (Unioeste) que concentra as informações sobre planejamento de compras das entidades públicas compradoras e acesso aos editais e processos que serão repassados às MPEs que, em sua atividade, poderá participar do certame e tornar-se fornecedor.
O Escritório de Compras Públicas contribui para a capacitação na montagem dos processos, organização de documentos, formatação da proposta e análise de riscos.
“A intenção é facilitar o entendimento dos empresários sobre o que são esses processos e auxiliar na preparação de tudo que for necessário. É uma oportunidade para vender serviços ou produtos aos órgãos públicos através das licitações e dar continuidade à iniciativa do poder público de priorizar as compras (quando previsto em lei) de empresas locais e regionais, e ainda de Micro e Pequenas Empresas”, explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, André Fernando Hein.
Ainda segundo o professor, é preciso quebrar alguns paradigmas existentes quanto ao fornecimento para a administração pública, pois a falta de conhecimento pode desestimular os empresários a participarem de licitações. Por meio da orientação gratuita, o projeto visa ampliar o número de participações e com isso fortalecer a economia local.
Atendimento
Os empresários interessados em participar de licitações e compreender as dinâmicas dos processos serão atendidos presencialmente na Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon, mediante agendamento.
O agendamento pode ser feito pelos telefones (45) 3284-7888 ou 7886, ou por e-mail rondon.col.contabeis@unioeste.br, nos períodos vespertino e noturno.
Parceiros
O Escritório “Compra Marechal” conta com a parceria da Acimacar, Sebrae/PR, Sesc, Senac, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Módulo Empresarial, Fecomércio, Faciap e a Unioeste enquanto órgão comprador.
As orientações são lideradas pelo Laboratório de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste - Campus Marechal Cândido Rondon.