A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promoveu o terceiro encontro com candidatos à majoritária, nesta quinta-feira (22).
O candidato esperado na reunião era Maicon Palagano, que por conta de outro compromisso agendado não pode comparecer. Em seu lugar, a entidade recebeu o coordenador da campanha de Maicon e também candidato a vereador, Luciano Egídio Palagano.
No início do encontro, o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, explanou as reivindicações da entidade, consideradas como prioritárias para o desenvolvimento do município, principalmente nas áreas de comércio, serviços, indústria e agronegócios.
Segundo o coordenador, a proposta de Palagano é pautada basicamente em cima da sustentabilidade tanto ambiental, como política e econômica, e com estratégias que unam e relacionem cada setor em favor desta causa.
“Nossa proposta é uma junção de estratégias para mudança cultural do município. Mais ações preventivas, estímulos e um diálogo permanente com a população. Não podemos pensar em desenvolvimento apenas no sentido econômico, pois desenvolvimento implica no bem-estar de todos e no compromisso geracional, com a geração que vem depois. Nem sempre ter uma economia pujante significa qualidade de vida.”
Em relação ao segmento empresarial, Luciano explica que a proposta é fornecer maior estímulo às pequenas e médias empresas. Conforme ele, as de grande porte podem ‘caminhar com os próprios pés’.
Luciano ainda entende que o espaço cedido pela Acimacar para a troca de ideias é importante para o fortalecimento do processo democrático no município.
Para o segundo vice-presidente da Acimacar, Josué Luiz Simionato Maioli, até o momento todos os candidatos trouxeram boas propostas. “Se cada um executar os planos que estão propondo e reunir ideias boas de outros planos de governo, teremos um lugar melhor e com olhos voltados ao desenvolvimento”, e complementa “não existe governo sem a participação da sociedade e das entidades de classe organizadas. A Acimacar, por ser a maior entidade do município, deve ser tratada com respeito e carinho pelos governantes como foi feito até agora e ser utilizada como ponto de apoio para o crescimento e fortalecimento de Rondon”, afirma.
Entre as reivindicações da Acimacar, estão o Complexo Militar (Segurança Pública) a implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, construção do Contorno Sul e Oeste, construção da Sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a duplicação da Rodovia Toledo – Guaíra, a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Municipalização do Trânsito.
O próximo encontro na entidade acontece na sexta-feira (23), com Fernando Limberger. O encerramento da série contará com a participação do candidato Elemar Lambertti, na terça-feira (27).