Núcleo e Conselho da Mulher Empresária lança Campanha Outubro Rosa Um Toque Pela Vida
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Na manhã de sexta-feira (30), foi lançada a Campanha Outubro Rosa ‘Um Toque Pela Vida’, liderado pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), no Auditório da entidade.

 

A finalidade da campanha é despertar a conscientização da comunidade rondonense sobre a importância da prevenção, com o constante autoexame da mama e a busca por mamografias anuais (o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo).

 

Em cerimônia oficial para apresentação das atividades que ocorrerão durante todo o mês de outubro, estavam presentes o diretor do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger, a presidente da Caciopar Mulher da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Justina Metzner, o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, a presidente do Núcleo, Ana Paula Baciquetti, o prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, a secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich e demais parceiros da campanha. Após os pronunciamentos, duas mulheres relataram suas experiências com a doença.

 

“Essa campanha é uma causa por vidas: de prevenção, autoexame e o combate ao câncer de mama, que tem cura. Queremos atingir o maior número de mulheres e fazer com que as famílias se envolvam nesse propósito. São várias ações durante o mês e grande parte da nossa arrecadação, como a venda das camisetas e o show beneficente, destinaremos à casa de apoio da Uopeccan e outros projetos”, explica a presidente do Núcleo, Ana Paula Baciquetti.

 

O diretor da Uopeccan, Wilson Riedlinger, afirma que a iniciativa do Núcleo é de grande relevância para conscientização da população, assim como, a contribuição ao Hospital. “Infelizmente, o câncer cresceu em 20% nas últimas décadas, devido a vários fatores. Nosso papel é estimular o autoexame, oferecer orientação e pedir que mulheres e familiares busquem ajuda. Se detectado no início, tudo é possível. A ação é muito importante e tem o nosso respeito e admiração.”

Destaca ainda que a instituição necessita de doações. “Não temos ajuda governamental, sendo que a casa de apoio abriga 80 pessoas vindas de toda região, então essa contribuição é bem vinda para manter o funcionamento com alimentação e demais despesas”, lembra o diretor.

Depoimentos

 

Marcia Tatiana Lutz descobriu o câncer aos 29 anos. Hoje está curada e trabalha pela conscientização no grupo de apoio liderado pelo Núcleo e Conselho da Mulher. “Carrego comigo essa marca, por onde vou falo da doença para promover a conscientização. Meu caso foi o tipo mais grave, por isso abraço essa causa e espalho o alerta. A campanha intensifica o diagnóstico precoce para comover as pessoas e mostrar que há cura. Eu sou prova viva disso, é possível vencer”, declara Marcia.

 

Loiva Peters descobriu o nódulo em autoexame há um ano. Atualmente, após o fim das quimioterapias, segue o tratamento em busca da cura completa.

 

“Foi de um dia para o outro. No banho senti um caroço estranho e grande. Em seguida fui buscar orientação médica e logo comecei o tratamento. Quem passa pela doença precisa de apoio, de conselhos, troca de experiência e amor. Temos esse aparato da família, de Deus, além do grupo de apoio aqui em Rondon e o auxílio na Uopeccan. Mudei a minha forma de ver a vida, dou valor a outras coisas e vejo que posso ajudar outras pessoas, assim como fui ajudada”, conta.

 

O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária que está à frente da mobilização.

 

“É uma grande missão dessas mulheres que idealizaram e levam esse trabalho como um exemplo para todo o Estado. É uma doença difícil, que mexe com a vida de todos os envolvidos e pode acontecer com qualquer um, até mesmo homens. Ter pessoas que se sensibilizam com a causa e batalham, nos traz esperança como ser humano e combustível para os que enfrentam a doença”, afirma o presidente.

 

Programação

 

A programação do mês da Campanha Outubro Rosa começa na quarta-feira (05), às 19h30, com as palestras gratuitas “Doando autoestima, uma iniciativa a favor da felicidade e “Peruca do Bem”, no Restaurante e Choperia Pitaco.

 

No sábado (08), Dia da Saúde, das 9h30 às 18h, na Praça Municipal Willy Barth, algumas atividades como Yoga ao ar livre,  exames de mamografia, papanicolau e análise de pele - ofertados no caminhão do Sesi,   agendamento de mamografias, profissionais de saúde farão exames de glicemia, pressão arterial, peso, altura e IMC. Serão ofertadas ainda, instruções sobre o projeto   “Mama amiga”: aprendendo a realizar o autoexame e atividades de beleza desenvolvidos pelo Senac.

 

O Show Beneficente com a banda ‘Nega Fulô’, acontece na sexta-feira 21 de outubro, no Clube Concórdia, com início às 20h30, ao valor de R$ 30,00.

 

Para finalizar a campanha, no dia 03 de novembro, às 19h30, no Auditório da Acimacar, será realizada em parceria com o Sicoob Marechal, uma palestra com o tema “A luta contra o câncer: Uma Vitória a cada Dia”, com a jornalista, escritora e blogueira (que enfrenta a doença), Carol Marques. Como ingresso para entrada, é solicitada a doação de um litro de leite que será entregue à casa de apoio da Uopeccan.

 

 

 

 


Por Assessoria
Publicado em 30/09/2016 - 17:09
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento