Termina na sexta-feira (07) a 1ª Semana de Workshops de Inovação, que acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). O objetivo é sensibilizar e orientar pessoas que tenham vontade de atuar nestas áreas, aqueles que desejam empreender ou ter maior contato com tecnologias.
Nesta quarta-feira (05), a empresa rondonense que conduz o treinamento é o Grupo Rondotec. Os participantes terão um minicurso de robótica e prototipação com arduíno e aprenderão alguns conceitos em eletrônica, lógica de programação e outras temáticas.
Quinta-feira (06), a empresa Gesund trará um minicurso em tecnologias para o agronegócio e, na sexta-feira (07), a Incubadora Santos Dumont, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, organizadora do evento, encerra a semana com a apresentação de metodologias de Design Thinking e Business Canvas com aplicação prática.
“A intenção é encorajar aqueles que têm vontade de abrir uma empresa, apresentando oportunidades e ferramentas para os primeiros passos”, explica a analista de negócios da incubadora, Drieli Coutinho.
Gustavo Henrique de Almeida, universitário de Engenharia Mecânica da Unioeste, de Foz do Iguaçu, conduziu o workshop de terça-feira (04), junto do colega Matheus. Os dois acadêmicos estão incubados na Incubadora Santos Dumont há pouco mais de dois meses.
Os futuros engenheiros trabalham na ideia inovadora apresentada à incubadora que está em fase de desenvolvimento. “A ideia inicial que tínhamos foi evoluída e melhorada através do processo, além de aprendermos mais nos workshops ao ensinar e trocar experiências”, relata.
No workshop, os universitários vieram repassar alguns conhecimentos aos participantes, representando outra empresa incubada há mais tempo, Central Maker.
“Trouxemos vários equipamentos da Central Maker mostrando como a robótica é simples através de um minicurso totalmente prático, animando os participantes. No workshop eles veem uma nova forma de enxergar a robótica, algo que era difícil ou complicado, se torna fácil”, explica.
Gustavo explica que os participantes, universitários de engenharia e educação física e empresários, aprenderam a programar e se divertiram.
“Eles aprenderam e brincaram ao mesmo tempo com as placas de arduíno; essa placa pode comandar qualquer coisa: ela desliga e liga o que você quiser, desde desligar uma luz, fazer um carrinho ir para frente ou para trás e mais funções.”
Para ele a tecnologia é importante e totalmente presente no dia a dia. “Por estar tão presente o domínio dela é necessário, e com esse contato mostramos que não é tão complicado assim, se abre uma nova visão sobre tecnologia”, observa Gustavo.
As inscrições para os workshops de quinta e sexta-feira ainda podem ser realizadas na página https://webforms.pti.org.br/WorkshopMCR.
Realização
A 1ª Semana de Workshops de Inovação é promovida pela Incubadora Santos Dumont, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Sebrae/PR, Iguassu-IT e Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.