A idealização e criação de um negócio próprio não é tão fácil quanto parece. Uma ideia brilhante pode encontrar alguns empecilhos quando não se tem as ferramentas e o apoio necessário.
Uma novidade para Marechal Cândido Rondon é a instalação da primeira filial da Incubadora Santos Dumont, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), que facilita o desenvolvimento de ideias inovadoras de negócios e já está com edital aberto para inscrições.
Em parceria com várias entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Prefeitura, Sebrae, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Iguassu-IT, o escritório funcionará no antigo prédio do Colégio SESI que será reformado para realizar o trabalho.
O analista do programa de negócios em desenvolvimento da FPTI, Gideão Matinc Claro, explica que a incubadora funciona como uma entidade que oferece todo o aporte necessário para a criação e o desenvolvimento de ideias inovadoras até transformá-las em empreendimentos de sucesso.
A intenção é que todo o escritório esteja funcionando no início de 2017. “Nosso objetivo é proporcionar recursos adequados para o desenvolvimento de ideias inovadoras que possam se tornar negócios viáveis e também incentivar o surgimento dessas iniciativas promissoras”, salienta o analista.
Destaca ainda que muitas pessoas têm conceitos incorretos quanto à inovação. “Normalmente as pessoas se assustam com a palavra inovação, mas não é algo mirabolante, apenas uma ideia que fuja do padrão. Queremos incentivar pessoas que têm algo em mente para se inscreverem e juntos desenvolvermos a ideia.”
Os interessados em se inscreveram para o edital do processo de incubação pode ser feita pelo site www.pti.org.br, que devem ser pessoas físicas, com no mínimo 18 anos e ter uma ideia nova.
“Basta apenas ter uma ideia e querer empreender. Não precisa ter uma empresa, nem projeto formatado, porque durante o processo de incubação nós ajudamos a desenvolver e amadurecer a ideia, com todo o suporte necessário: contratamos consultores, trazemos ferramentas de fora, realizamos a pesquisa de mercado e outros aparatos para que as ideias tornem-se possíveis negócios”, explica.
As inscrições seguem até 04 de novembro pelo site, onde é possível preencher um breve formulário online, anexar CPF, RG e comprovante de residência e apresentar a ideia.
É possível apresentar ideias sobre qualquer área de atuação. “Somos abertos e flexíveis para qualquer área. O que sempre pedimos é que tenha um grau de inovação. Se for uma padaria, que ela seja diferente e fora do convencional, por exemplo: padaria viajante. A finalidade é ser algo inovador ou mesmo o melhoramento de um produto já existente.”
A expectativa é que Marechal possa aderir ao projeto e lançar novas tecnologias. “O desenvolvimento de novas soluções a partir desse processo é de um ganho enorme para a região. Foz do Iguaçu lança anualmente cinco novas tecnologias por ano. Aqui, estimamos pelo menos quatro tecnologias que podem ser lançadas a partir deste projeto”, acredita.
Exemplo de incubação de sucesso
Um caso de sucesso de Marechal Cândido Rondon é a empresa Rondotec. Em fase de graduação no processo da incubação, o Grupo alcançou resultados expressivos na transformação do empreendimento, hoje com fábrica própria e faturamento maior.