Nesta segunda-feira(17), das 19h às 20h30, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promove uma reunião entre lideranças locais, poder executivo e legislativo, entidades de classe, clubes de serviço e diretores da associação para apresentação sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (CODEMAR) e sua importância para o município.
A exemplo dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social de Maringá (CODEM) e Foz do Iguaçu (CODEFOZ), que têm obtido benefícios com a implantação do mesmo, a Acimacar entende que esta deve ser uma ferramenta a mais, e de fundamental relevância, para nortear as decisões e prioridades do município em todos os setores para os próximos anos.
Com a participação de integrantes do CODEFOZ, o objetivo da reunião é mostrar, aos atuais gestores e aos que assumirem no próximo ano, que unir esforços para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de Marechal Rondon a partir da formatação do CODEMAR, é vantajoso.
“É importante que todos estejam a par da importância do Conselho, que os atuais vereadores que estão com o projeto para aprovação, tenham um pouco mais de conhecimento do que se trata, como funcionaria o Conselho, os pontos positivos e mostrar alguns resultados que outras cidades têm conquistado. Estamos bem adiantados, pois já temos os relatórios do Fórum de Desenvolvimento Marechal Cândido Rondon 2035, muitas informações que que já foram levantadas e estão prontas, bem mais fácil para dar andamento aos trabalhos, caso seja aprovado a criação do Conselho”, pontua o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti.
O CODEMAR pode contribuir com a administração municipal e ainda criar um elo entre ambas as partes, sociedade organizada e poder público. “A Acimacar fará parte do Conselho, assim como outras entidades de classe, que unidas podem fazer uma ponte entre as necessidades da comunidade rondonense e a administração pública. Pretendemos aproximar os dois e buscar todos juntos as melhores diretrizes para um futuro promissor à Marechal.”
Conforme Coppetti é possível que até o fim do ano seja aprovado o projeto de lei que institui a criação do CODEMAR. Ainda serão tratados temas como passos para a implantação, os desafios, orientações estratégicas e projetos prioritários.