Núcleo de Automecânicas e Autoelétricas da Acimacar lança campanha Novembro Azul
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

A cada 40 minutos o câncer de próstata mata um homem no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais.

 

Este ano, o Núcleo de Automecânicas e Autoelétricas, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), encabeça a campanha Novembro Azul, com a proposta de investir em conscientização ao mobilizar e chamar atenção da população masculina para que busquem orientação médica e realizem exames periódicos.

 

Com lançamento da campanha marcada para sexta-feira (04) no Auditório da entidade, o coordenador do Núcleo, Marcos Antonio Hartwig, explica porque o Núcleo tomou esta iniciativa.

 

“Analisamos em uma comissão dentro do nosso Núcleo e chegamos à conclusão de que o Novembro Azul tem tudo a ver conosco. Quando se fala em mecânico, a imagem que vem a mente é de um sujeito ‘bruto’, uma ‘fortaleza’, mas que na verdade esta tão suscetível de ser acometido por essa doença como qualquer outro. Visando alertar os homens sobre este problema, tomamos a decisão de abraçar esta campanha”, explica. 

 

Para Marcos, a prevenção masculina é mais do que importante, é ‘quebrar um tabu’, já que normalmente os homens têm mais dificuldades em buscar ajuda médica.

 

“Por si só o homem é muito relapso com relação à saúde, deixa para depois, não procura ajuda médica e é bastante teimoso. Se cuida bem pouco, com raras exceções. Nossa campanha quer contornar esse comportamento, queremos, a exemplo das mulheres, melhorar a qualidade de vida e ganhar longevidade. Para isto, estamos abraçando e desenvolvendo essa campanha com a Acimacar. É preciso que os homens vençam o preconceito e façam os exames. Afinal, quando descoberto precocemente as chances de cura chegam a 90%”, salienta.

 

Esta será a primeira edição da campanha Novembro Azul encabeçada na entidade. “Estamos plantando uma sementinha em Rondon, visando à conscientização masculina, que possui índices de morte muito elevados. A intenção é despertar a preocupação preventiva.”

 

O coordenador acrescenta que faz parte da missão do Núcleo o envolvimento social em prol de causas como estas. “Também sentimos a necessidade de estar mais perto da sociedade num todo. O nosso trabalho, no dia a dia, se assemelha a de um médico, porém ‘médico de automóveis’. Queremos com a campanha estar mais perto da população, mostrar que nos preocupamos com o bem comum e lembrar que a chave contra o câncer é a prevenção”, finaliza.

 

Atividades

Durante o mês de novembro, serão distribuídos materiais informativos na Rotatória da Bandeira (dias 12 e 03 de dezembro) e será realizada palestra de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem como ação para estimular a prevenção.

 

A palestra será ministrada pelo médico urologista Alexandre Claro Haber, na quinta-feira (17), às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, com entrada gratuita.

 

Camisetas da campanha podem ser adquiridas de acordo com solicitação de pedidos na Acimacar.

 

 

 

 

 


Por Assessoria
Publicado em 01/11/2016 - 17:20
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento