Na próxima segunda (21) e terça-feira (22), a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realiza o curso ‘O consumo e as oportunidades de vendas’, com o consultor de marketing e vendas do Sebrae/PR, Roberto Roehrig.
O treinamento visa despertar no empresário a necessidade de considerar a jornada do consumo do cliente, com um plano prático de ação para preparar a empresa e a equipe de vendas.
Roberto explica que o consumidor está cada vez mais "empoderado" e as empresas devem estar melhor preparadas para atendê-los em qualquer momento de interação, seja antes, durante ou depois da venda.
“A jornada de consumo do cliente começa desde o interesse pelo produto ou serviço, passando pela experiência da compra até a sua satisfação ao final de tudo isso. Os participantes terão a oportunidade de fazerem um autodiagnóstico nas suas empresas, o que remete a análise e a identificação de pontos de melhoria e a determinação de um plano de ação para eventuais correções ou atualizações. O foco será a venda e o suporte de marketing em qualquer momento da jornada.”
Conforme o consultor, o vendedor deve saber aproveitar melhor a oportunidade de vender. “O vendedor pode muito bem ‘construir’ a oportunidade de venda, entendendo melhor o que o consumidor precisa através de uma sondagem e uma investigação maior até entender as reais necessidades dos clientes e, somente depois, apresentar seus produtos ou serviços. Quando há esse entendimento, comece a vender.”
Ele adianta que se cada um souber seu papel dentro da equipe e todos tiverem objetivos definidos o êxito será maior. “Um plano estratégico (de vendas) não será efetivo se não houver a implementação adequada. Um plano levanta uma série de oportunidades e todo o ‘time’ deverá saber suas responsabilidades, que estão ligadas diretamente a geração de resultados. Os papeis de cada integrante devem estar claros, assim como as expectativas, cronogramas, objetivos e metas. Planos simples, claros, com foco bem definido e bem comunicados costumam promover mais engajamento das equipes e melhores resultados para as pessoas e para as empresas”, garante.
O treinamento acontece no auditório da Acimacar e tem o valor de R$ 90,00 para associados e R$ 150,00 para não associados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.