Saber lidar com o dinheiro não é uma tarefa fácil. Não é a toa que 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes com o nome no Serasa e mais de 57% das famílias estão endividadas, segundo dados fornecidos pelo mesmo órgão.
Não há dúvidas de que o brasileiro é consumista e, de acordo com o administrador Altemir Farinhas, o problema não está no consumo, mas na impulsividade e a falta de planejamento.
A palestra gratuita ‘Controlando o Consumo’, ofertada pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), marcada para o dia 23 de novembro, das 19h30 às 20h30, tem como objetivo apresentar dicas para um planejamento financeiro a partir de conhecimento próprio sobre que tipo de perfil/consumidor é cada pessoa, apontar melhores escolhas, nova mentalidade e novos hábitos que podem modificar as finanças pessoais, familiares e empresariais.
“A finalidade não é que as pessoas não gastem dinheiro, mas que gastem com sabedoria. Conhecendo a forma como gastamos, podemos usar metodologias que ajudam a ter resultados melhores. É preciso criar novos hábitos”, explica Altemir.
A promoção aliada ao crédito fácil é a porta de entrada da maioria dos endividamentos dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de três quartos dos lares brasileiros fecham suas contas, no fim do mês, com dificuldades. Isso significa, na prática, que o brasileiro não consegue lidar bem com o dinheiro, principalmente o cartão de crédito.
“Algumas perguntas evitam compras desnecessárias como: Eu quero? Eu posso? Eu preciso? A impulsividade gera arrependimento e muitas dívidas. Somente hábitos saudáveis podem nos ajudar a sair dessas situações”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.
Realização
A palestra “Controlando o Consumo” é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e da Itaipu Binacional.