Na terça-feira (22), a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), na penúltima reunião do ano de 2016, recebeu o arquiteto e presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario César Costenaro, que trouxe a palestra Tempo e Lugar de Oportunidades: a cooperação e a transformação do território.
Com o tema, Costenaro motivou e provocou na diretoria uma reflexão em relação ao papel de cada um para o desenvolvimento do oeste. Segundo ele, a região é diferenciada, mas ainda não tem um desenvolvimento harmônico completo. Para tanto é necessário que todos sejam agentes de transformação do território e as associações comerciais têm papel fundamental neste sentido.
“Onde estou tem muito a ver com quem eu sou, e vice-versa. Temos vínculos com nosso território. Se pertenço a Marechal, como ela se desenvolve tem muito a ver comigo e minha empresa. Precisamos nos preocupar muito mais com nossa microrregião e colaborar. O empresário precisa saber que se ele quiser expandir mercados, necessita que seu entorno esteja desenvolvido. Nós é que construímos nossas cidades e empresas, está nas nossas mãos”, pontua Mario.
Costenaro lembra que o oeste é uma região nova, com apenas 70 anos de existência, em que é possível trabalhar para a consolidação e crescimento. “Só estamos começando, afinal somos extremamente novos e por isso precisamos canalizar nossas ações e pensar como um todo para nosso futuro. Temos poder de transformação e para isso é importante nos unir, contribuir, planejar e agir. Dizer: fiz minha parte; não é suficiente. O mundo não para de girar e a gente não para de existir. O que quero mostrar é que ‘eu’ agindo, consigo criar possibilidade de transformar, mas se me acomodar estou construindo um ambiente deserto ou propício para o crescimento de ervas daninhas”, reflete.
Para o vice-presidente da Acimacar, Josué Simionato Maioli, a reflexão trazida por Costenaro foi importante e uma lição. “Ele é uma das pessoas mais comprometidas com o associativismo e cooperativismo do oeste e trouxe uma reflexão muito importante e motivadora. Se quisermos o bem da região é preciso união, importante não só para nós, mas para as próximas gerações. Estamos num local promissor porque temos um espírito colaborativo, porém precisamos nos unir ainda mais e trabalhar pelas causas comuns. Concordamos com essa necessidade de transformação e vamos tomar atitudes em busca desse objetivo. Realmente foi uma lição”, avalia Josué.
Mario ainda convidou a diretoria para que participem da 3ª edição do Encontro do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), no dia 24 de novembro, em Toledo.
O encontro tem como objetivo apresentar os resultados alcançados durante este ano e debatidas as prioridades a serem trabalhadas na região entre 2017 a 2021, especialmente nas áreas de Infraestrutura, Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, Meio Ambiente e Energias.
A diretoria da Acimacar planeja apenas mais duas reuniões este ano. O encontro, do dia 15 de dezembro, trará a prestação de contas do quadrimestre agosto a novembro de 2016, e da primeira e segunda fase da obra da nova sede da entidade.