Estudantes participam de projeto Empresário Sombra organizado pelo Cojem
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), realizou mais uma edição do projeto “Empresário Sombra”, em parceria com o Colégio SESI, na quarta-feira (23).

 

No projeto, estudantes de ensino médio têm a oportunidade de conhecer o dia a dia de um profissional da área de seu interesse ao acompanhá-los em todas as atividades dentro ou fora da empresa.

 

Conforme o presidente do Cojem, Thiago Wilhelms Silva, a ação, desenvolvida há quatro anos, surgiu com a preocupação de fomentar o empreendedorismo em jovens.

 

“Através do projeto, estes jovens têm uma experiência prática da profissão que desejam atuar, o que irá auxiliar na decisão de que carreira seguir. Vemos que muitos se aprofundam na parte teórica durante a faculdade, mas falta a vivência anterior para sentir a profissão e não se limitar apenas ao conteúdo acadêmico. É uma maneira de auxiliá-los nesta escolha e proporcionar um contato diferente com a jornada de trabalho”, analisa Thiago.

 

Foram sete jovens e sete empresas selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes, como contabilidade, administração, arquitetura, publicidade, fisioterapia e tecnologia da informação.

 

Para a estudante do ensino médio, Dhayane Maron, que passou o dia na empresa Promove Propaganda e Marketing, oportunidades como esta são ótimas para confirmar a escolha por determinada profissão.

 

“Quando vamos procurar sobre a carreira desejada, sabemos pouco sobre a prática da profissão e aí entra a grande importância do Empresário Sombra, que deixa claro para os futuros empreendedores que nem tudo é o que parece ser. A correria do dia a dia é o principal fato que na teoria não se consta e faz muita diferença. Este projeto esclarece nossa visão sobre as respectivas funções futuras”, acredita.

 

Dhayane já confirmou matrícula em Publicidade e Propaganda e após a experiência tem certeza que fez a escolha certa. “De fato publicidade é o ramo que pretendo seguir, eles conseguiram me mostrar o quão boa é esta carreira, que pode ser muito corrida às vezes, mas vale a pena. O mais legal é que esta profissão não é repetitiva, a criação e a inovação estão sempre presente”, observa.

 

A sócia proprietária da empresa Promove Propaganda, Silmara Pazini, afirma que poder auxiliar na escolha profissional de um jovem é gratificante. “Ficamos contentes de poder propiciar uma experiência real de como é a rotina em uma agência e dar a ela uma breve visão da área”, diz.

 

Thiago conta que, desde o início do projeto social, ao todo cerca de 60 jovens já puderam participar. “O Cojem não deseja apenas desenvolver conselheiros e membros participantes, mas também buscamos trabalhar nossa responsabilidade social, unindo conhecimentos, projetos e boas práticas, compartilhando e envolvendo a comunidade. Acreditamos que atingimos as expectativas de todos, especialmente dos jovens.”

 

Após o dia como Empresário Sombra, os estudantes e empresários retornaram à Acimacar para o feedback final da experiência. No próximo ano será realizada mais uma edição do projeto.

O projeto é desenvolvido pela Junior Achievement, uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, que estimulam o seu desenvolvimento pessoal, proporcionam visão clara do mundo dos negócios e facilitam o acesso ao mercado de trabalho. Desta vez, o Cojem e o Sesi foram os parceiros na ação.

 

 


Por Assessoria
Publicado em 25/11/2016 - 08:04
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento