Além da redução no consumo de água potável, ocorre a redução da quantidade de água misturada com óleo que seria dispersa na natureza
Um projeto de cunho ambiental está sendo colocado em prática por 15 empresas rondonenses pertencentes ao Núcleo Setorial de Oficina Mecânica e Auto-elétrica, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar). De acordo com o presidente do Núcleo, Pedro Roberto Dresch (foto), por meio do projeto as empresas do ramo fazem o reaproveitamento de água utilizada nas oficinas e auto-elétricas. “Contratamos um engenheiro para desenvolver os projetos individuais de cada empresa conforme o consumo de água de cada uma”, menciona.
Segundo Dresch, o projeto está em andamento há dois meses e cerca de 80% das empresas vinculadas ao Núcleo já realizaram o investimento de aquisição do equipamento. Ele afirma que se trata de um tanque no qual se faz a separação da água e do óleo por decantação. “Cada empresa investiu por conta própria pelo menos R$ 2,5 mil na cisterna. A água utilizada no dia-a-dia da oficina ou auto-elétrica, depois de passar pelo processo de decantação, pode ser reaproveitada para a lavagem de peças, calçadas e da própria oficina”, informa.
Com o projeto, cada empresa consegue reaproveitar em torno de 50% da água utilizada. Além da redução no consumo de água potável, ocorre a redução da quantidade de água misturada com óleo que seria dispersa na natureza.
Consciência
Pedro Dresch menciona que a idéia foi estudada há cerca de quatro meses para depois ser colocado em prática. A iniciativa dos proprietários de empresas do ramo aponta para a tomada de consciência a respeito do papel de cada um na preservação ambiental para a melhoria da qualidade de vida. “Não teremos retorno de imediato com este projeto, mas sabemos que isso vai ser bom para o futuro”, frisa.
A iniciativa do Núcleo será apresentada hoje durante programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Acimacar.
FONTE: Jornal O Presente, 05/06/2007