Corpo de Bombeiros inicia vistoria de orientação no comércio na quarta-feira
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Precaução nunca é demais, principalmente, quando se trata de evitar prejuízos à vidas. Com este objetivo em mente, o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon inicia visitas para vistoria e orientação nos comércios rondonenses, na quarta-feira (15).

 

O capitão, Tiago Zajac, explica que o aumento do efetivo em 16 soldados permite a intensificação do trabalho do setor de vistorias. “Dos 16, quatro ficarão em Marechal para integrar a equipe, que agora soma cinco soldados. Com este aumento fica mais fácil atender a demanda. Os outros 12 serão disponibilizados para militarizar Guaíra e desempenhar o trabalho na cidade, sem deixar Rondon desamparada”, diz.

 

As orientações iniciam nos comércios das principais avenidas da cidade como a Rio Grande do Sul, Maripá e também a rua Santa Catarina. “Enquanto temos todo o efetivo novo aqui, já iniciaremos o trabalho com duplas até quartetos que passarão pelos estabelecimentos. Delimitaremos áreas começando pelas avenidas de maior movimento de comércio, para todos se acostumarem com a presença dos bombeiros e para esclarecer as dúvidas. Posteriormente iremos para os bairros.”

 

As vistorias seguirão durante todo o ano. O capitão lembra que elas servem para adequação ao código de prevenção, com prazos extensos para regularização.

 

“Serão orientações para criar uma cultura de prevenção na cidade. Cada empresa recebe um prazo de 90 dias para a adequação, então, passamos novamente para a vistoria. Caso não tenha sido possível concluir as mudanças, o comerciante ganha mais um prazo de 30 dias e, se ainda necessário, mais 30. São prazos dilatados para que todos possam se ajustar”, frisa.

 

Conforme o capitão, a maioria dos estabelecimentos desconhece as adequações necessários e corre riscos. Por menor que seja, por exemplo, todas precisam ter placa de bloco de saída de emergência e extintores. Porém, cada local deve ser avaliado individualmente de acordo com o segmento que atua.

 

“Para cada um mostraremos o que é o correto. Postos de combustíveis, lugares que comercializam gás ou que tenham óleos e lubrificantes são materiais inflamáveis, portanto, mais perigosos. Já uma sorveteria é diferente. Se o local tem estrutura mínima de segurança, o próprio comerciante consegue extinguir incêndios ou evitar outros danos e é esta a intenção.”

 

A vice-presidente do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Carla Rieger Bregoli, enxerga a ação dos bombeiros como positiva para o comércio local.

 

“A vistoria e orientação do Corpo de Bombeiros é muito positiva para que estejamos prevenidos e todos tenham segurança. Será possível que todos se ajustem de acordo com o código até pelos prazos. Tudo que nos leva a melhorar e oferecer mais segurança é sempre bem-vindo,” declara.

 

Empresas que recentemente foram visitadas e estão adequadas não passarão pela vistoria. 

 

O manual de prevenção gratuito está disponível pelo site do governo do estado do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pr.gov.br).

 

 

 

 

 

 


Por Assessoria
Publicado em 10/02/2017 - 16:56
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento