Comunicar-se bem frente ao público é uma tarefa temida por muitas pessoas, mas é um diferencial na vida profissional, acadêmica e, certamente, na vida pessoal. Por estes e outros motivos, é importante aprimorar a comunicação tendo o domínio da linguagem verbal e não verbal.
A diferença entre falar, informar e comunicar em público, técnicas de como preparar o discurso, como conquistar uma plateia, a importância da linguagem, exercícios práticos e outros conteúdos estão previstos no curso “Oratória Básica e Avançada”, oferecido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), nos dias 20 a 23 de fevereiro, das 19 às 23h.
Graduado em Letras e especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Análise de Discurso, João Carlos Klein é o instrutor do treinamento. Ele ressalta a necessidade de estar preparado diante de um mercado cada vez mais exigente.
“A comunicação elaborada é imprescindível em todas as áreas de atuação profissional. O mercado está exigente e, ao selecionar profissionais, os gestores buscam aqueles que, além do conhecimento técnico, disponham também de habilidades comunicativas eficazes”, frisa Klein.
Para o profissional, a maior dificuldade que pode haver em uma apresentação em público é quando não se domina o conteúdo, fora isso, diz ele, não é difícil desenvolver a habilidade de exposição.
“Temos técnicas que contribuem significativamente à eficácia do orador. A prática leva à segurança e o resultado melhora muito com o exercício. Agora, não existe milagre. É inimaginável que alguém que não conhece o conteúdo seja capaz de fazer uma boa apresentação. Por outro lado, existem algumas pessoas que desenvolvem uma preocupação excessiva, que leva ao temor da exposição. Para estes, posso dizer com convicção, quando se sabe o que dizer, utilizando as técnicas adequadas, é mais fácil do que parece”, afirma.
João Carlos conta que a metodologia para cada nível é diferenciada com enfoque no objetivo dos participantes.
“Os dois possuem conteúdos selecionados: o Básico está mais voltado para o autoconhecimento do participante, com a finalidade de compreender as reações do corpo frente às situações de exposição ao público e de consequente estresse. Já o módulo Avançado traz a dimensão do palestrante, portanto, o participante é estimulado a se ver proferindo palestras em público”, explica.
O investimento para o curso é de R$160,00 para associados e R$200,00 para não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.