Estão abertas as inscrições para turmas presenciais do curso gratuito do Programa Bom Negócio Paraná, através do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). O curso, realizado duas vezes por ano, com um mês de duração, inicia nova turma em 15 de março com o término em 15 de abril.
O Bom Negócio possibilita a capacitação de micro e pequenos empresários em áreas como Empreendedorismo, Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica.
“Muitos empresários, mesmo com negócios há muito tempo, ainda cometem erros primários. O programa Bom Negócio Paraná auxilia de forma simples e direta para que ele se capacite e não cometa os mesmos erros. São cinco módulos resumidos em 60 horas para que a empresa comece certo, ou se ajuste e tenha sucesso”, afirma o um dos professores da capacitação, Alan de Moura Roscamp.
O professor conta que muitos alunos têm se beneficiado através do aprendizado adquirido no curso. “Novos empresários estão crescendo, e os que erravam, principalmente no sistema financeiro da empresa, atualmente mudaram seus hábitos e melhoraram resultados”, diz.
Em cada módulo é possível aprender mais sobre plano de negócio, marketing, finanças pessoas e empresariais, fluxo de caixa, preço de venda, recrutamento e seleção e ferramentas de gestão.
O coordenador do Programa, doutor em Administração da Unioeste, José Angelo Nicácio, destaca que todo processo de atualização permite manter o foco nos negócios e o desenvolvimento de novas ideias, para ser competitivo e crescer.
“Quando há um planejamento e você acaba por ampliar a capacidade de entendimento do negócio e reduz as especulações improdutivas sobre o que está acontecendo, bem como permite analisar com mais frequência os pontos fortes e fracos e também as ameaças e oportunidades para que se descubra a necessidade de mudanças ou adaptação ao ambiente dos negócios, quer seja de expansão ou de crise”, explica.
As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Campus Marechal Rondon) e as inscrições podem ser feita no Ponto de Atendimento ao Empreendedor na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
Financiamentos
Além de capacitar micro e pequenos empresários, os que concluírem o curso terão facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo da Fomento Paraná, através do Banco do Empreendedor.
A proposta do microcrédito é apoiar o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios da economia local por meio de juros mais baixos, a partir de 1,2% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 6 mil a R$ 20 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário e com prazo de pagamento de 12 a 36 meses.
Podem ser financiados capital de giro (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir); investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos) e investimento misto (combinação dos dois).
As vagas para o Bom Negócio Paraná são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5707, com Jéssica.