O ano de 2016 não foi muito fácil para inúmeras empresas brasileiras. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até setembro, foram registradas 944 mil saídas do mercado.
Ainda não há dados oficiais atualizados, mas é certo que a combinação de fatores: despreparo, crise, mercado instável e concorrência continuam afetando as empresas brasileiras.
Para micro e pequenos empreendedores a situação talvez seja ainda mais difícil. Manter-se em atuação diante desta realidade é um desafio que não deve ser ignorado, o empreendedor precisa estar atento na busca por soluções e formas de se sobressair no cenário.
O Programa Empreender, praticado na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), possibilita um conjunto de ações com objetivo de desenvolver e fortalecer empresas através do associativismo dividido por núcleos setoriais.
Para simplificar: os núcleos permitem a troca de experiências e o acesso a mais recursos possibilitando o aprendizado e um impulso nos negócios.
A coordenadora do Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina, Ivone Barbosa Weber, conta que os avanços dentro das empresas participantes foram expressivos desde o início da formação do grupo.
“O núcleo nos fortalece em função da união de várias empresas de setores diferentes, como é o nosso caso sendo multissetorial. Nós trocamos experiências, tentamos nos ajudar, perceber o que pode ser melhorado, nos desenvolvemos, planejamos, participamos de cursos e vamos obtendo resultados positivos. Posso destacar que as ações de marketing tornaram-se mais efetivas com a nossa união e tem atraído mais consumidores. O movimento melhorou bastante desde que ampliamos nossa divulgação, vejo mais pessoas circulando e posso dizer que, hoje, a rua é uma das principais de Rondon”, pontua.
Ivone lembra que além das ações de comunicação a conquista do mobiliário na Rua Santa Catarina também influencia maior presença de público.
“Juntos conseguimos mudanças como o mobiliário, por exemplo. Somos diferenciados porque isto não tem em outras ruas. Sentimos que as pessoas não simplesmente passam, mas sentam nos bancos, observam o comércio, ficam por aqui, olham as vitrines, nos valorizam e priorizam nossas lojas na hora de comprar.”
Em conjunto com as ações que fomentam os negócios, os núcleos participam de cursos que profissionalizam os setores.
“Em acordo, trazemos treinamentos que nos interessam, realizamos viagens técnicas e outras ações. Tudo isto contribui para o nosso crescimento e avanço. Além disso, muitos dos cursos são gratuitos pela parceria com o Sebrae. Se tivéssemos que buscar essas capacitações sozinhos com certeza haverias mais despesas individuais.”
A troca de informações também é um diferencial neste tempo de incertezas econômicas, acredita Ivone. “Quando dividimos nossas experiências conseguimos ter uma visão econômica e financeira da cidade e do país. Percebemos que não é só a gente que passa por dificuldades, mas sim buscamos o que fazer, como mudar, avançar e não nos isolamos correndo o risco de sermos prejudicados.”
Para o coordenador do Núcleo Setorial de Imobiliárias, Roberto Afonso Thomé, a euforia dos últimos três anos no mercado imobiliário não acontecerá novamente, portanto, é preciso buscar novas estratégias. Ele afirma que unidos ao núcleo o setor tem mais chances.
“O mercado no geral mudou, não só o imobiliário, sempre temos altos e baixos, mas já começamos a definir estratégias com o planejamento de 2017. Uma delas, e a principal, é estreitar ainda mais os laços comerciais de parcerias em vendas entre as nucleadas. Percebo que sempre temos o que aprender com os colegas de profissão e, principalmente, as empresas mais antigas que possuem larga experiência e informações a serem repassadas para as mais novas. Diversas nucleadas tiveram grandes mudanças na forma de trabalhar desde que nos unimos”, observa o coordenador.
Roberto também acredita que compartilhar experiências surte efeito e possibilita o crescimento do grupo. “Essa troca entre as nucleadas nos amadurece e engrandece profissionalmente. Juntos aumentamos nossa rede de contatos, melhoramos nosso atendimento, a forma que apresentamos nossos imóveis e a busca por inovações se torna mais fácil e viável, diminuindo custos”, afirma.
Após o recesso de dois meses no fim do ano, cada núcleo retornou às atividades em fevereiro e passam por um processo de planejamento estratégico para 2017.
Os 10 núcleos contam com o apoio da Acimacar na busca por fortalecer seus setores, aumentar a competitividade, solucionar problemas de mercado e contribuir para o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon.
Empresários interessados em associar-se devem procurar a entidade para esclarecimentos e auxílio.
Núcleos
Gastronomia, Informática, Profissionais de Contabilidade, Artesanato, Imobiliárias, Mecânicas e Autoelétricas, Moveleiros, Rua Santa Catarina, Núcleo e Conselho da Mulher Empresária e Conselho Jovem Empreendedor – Cojem.