Nesta terça-feira (21), o secretário municipal de Segurança e Trânsito Welyngton Alves da Rosa, o capitão da 2º Cia da Polícia Militar de Marechal Rondon Valmir de Souza, e o sargento da Polícia Rodoviária Estadual Marcos Carlton Hening, participaram de uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a convite da entidade.
O objetivo do encontro foi trocar ideias e debater temas referentes ao trânsito e à segurança na cidade como metas do órgão público, municipalização do trânsito, ações de segurança voltadas ao comércio, integração de forças, construção do Complexo Militar e outros.
Com a intenção de realizar um trabalho de engajamento entre as forças policiais, na busca por tornar o trânsito de Rondon mais seguro, o secretário trouxe à diretoria da entidade alguns objetivos traçados para os próximos anos.
O propósito da Acimacar, segundo o presidente Paulo Rodrigo Coppetti, é contribuir para o andamento do trabalho da secretaria, principalmente, em ações que já são reivindicações ou bandeiras defendidas pela associação, que reafirmou o compromisso de oferecer apoio e participação em causas propostas pela secretaria.
“O trânsito sempre foi uma questão debatida em que brigamos por melhorias e maior segurança. Consideramos este contato importante e uma maneira de articular com facilidade melhorias para o município”, explica Coppetti.
O secretário explica que a administração municipal precisa prestar contas à Acimacar, pois ambos são parceiros e têm projetos em andamento - fundamentais para a cidade. “Contamos com a entidade para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), para a Escolinha Prática de Trânsito, ações em educação no trânsito e outros planos em que procuramos esta parceria com a Acimacar, por isso este contato é essencial. Hoje, também foi significativo poder ouvir os empresários sobre suas reivindicações em relação à sinalização, melhorias e críticas que são bem-vindas, por exemplo. Tenho certeza que a conversa foi válida, vamos levar muitas coisas positivas daqui para aprimorar o trabalho da secretaria”, afirma Welyngton.
Preocupado em realizar um trabalho conjunto entre a secretaria de Segurança e Trânsito, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Instituto de Identificação, Delegacia de Polícia Civil e o Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron), o secretário acredita que a união é o melhor para caminho para soluções do setor.
“Este é um trabalho permanente; a secretaria está buscando uma forte unificação dos comandos das corporações para sentar na mesma mesa, conversar sobre segurança pública, falar dos problemas, e juntos chegarmos numa solução para que a comunidade tenha cada vez mais segurança, essa é nossa preocupação”, destaca.
O carro-chefe do trabalho da secretaria, conforme Welyngton, é a sinalização de trânsito que passará por melhorias. “Este ano não iremos fazer nenhuma mudança drástica, mas a sinalização é uma prioridade. Pretendemos, em dois anos, ter 100% da sinalização instalada em Marechal e nos distritos”, assegura.
Sobre o tema municipalização do trânsito, Welyngton afirma que é inevitável esta mudança, mas que ela deverá ocorrer de forma gradativa. “Ainda não temos como sustentar este formato sozinhos, é preciso avaliar o custo x benefício da ação, porém aos poucos as mudanças ocorrerão.”
O secretário também lembrou que para o Oeste, o governo do estado investirá em uma sede do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), em Marechal Cândido Rondon, o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Foz do Iguaçu, e o 5º Comando Regional de Polícia Militar, em Cascavel.
Uma nova sede do BPFron é uma das bandeiras levantadas pela entidade há alguns anos e que provavelmente deve começar a sair do papel neste ano. “Esta é uma obra carimbada, acreditamos que este ano inicia-se a construção”, diz Welyngton.
Ainda foram tratados temas como recape e recuperação de vias, carga e descarga em horários de pico na área central e a instalação de mais câmeras de monitoramento também para o centro.
“Foi uma reunião positiva, o Welyngton já esteve na chefia da Polícia Militar da cidade, ele tem amplo conhecimento de todo setor aqui e na região. Com essa bagagem vai somar muito para a segurança e a unificação das forças policiais. Somos parceiros do município, queremos apoiar alguns projetos e discutir juntos alternativas e demandas que surgirem. Pelo feedback que tive de alguns diretores, eles ficaram satisfeitos com a participação. Estou feliz por, no final da minha gestão, ainda poder participar deste momento”, afirma o presidente.
Este foi o primeiro secretário do novo governo convidado para a reunião da diretoria. Durante o ano, a entidade planeja novos encontros com cada secretaria municipal.